O Sporting falhou hoje o apuramento para os quartos de final da Taça Europa de basquetebol, deixando assim o contingente português na prova reduzido ao FC Porto, que terça-feira tinha garantido a sua qualificação.

Hoje, no fecho do grupo L, os 'leões' jogaram frente ao Légia Varsóvia sabendo que só uma vitória por mais de nove pontos de diferença lhes permitia seguir em frente - disputavam com os polacos a última vaga de apuramento, que fica para o Légia, vencedor por 99-86.

Já se sabia que o grupo ia ter como vencedor o Bahcesehir, da Turquia, que nos 'quartos' vai agora jogar contra o FC Porto. No seu jogo final, os turcos superaram o Jonava CBET, por 119-79.

O Bahcesehir fecha o grupo com 12 pontos, só com vitórias, seguido pelo Legia (10), Sporting (oito) e Jonava CBET (seis).

No pavilhão João Rocha, a entrada do 'leão' foi fulgurante e fechou o primeiro quarto com impressionantes 30-19, o que então apontava para o apuramento.

Os parciais seguintes mostraram outra realidade e foram todos sucessivamente favoráveis à equipa polaca - 25-23, 31-19 e 24-14 - enquanto o Sporting ia 'perdendo gás'.

Ron Curry, com 15 pontos, seis ressaltos e cinco assistências, foi o melhor 'leão' da noite, mas do lado do Legia esteve um 'implacável' Loren Jackson, com 23 pontos, quatro ressaltos e sete assistências.

Terça-feira, o FC Porto venceu em casa o Gottingen, da Alemanha, por 82-64, na sexta e última jornada do grupo K.

Na 'poule' K, os lusos chegaram aos 10 pontos, contra nove dos alemães, e garantiram a passagem, no segundo lugar, atrás do Bilbau, que atinge os 11 pontos após ganhar ao Balkan por 90-63.

Os quartos-de-final jogam-se em 06 de março, no Porto, e em 13 de março, na Turquia.