A terceira etapa da Volta a Espanha em bicicleta, que ligou Cascais a Ourém em 194 quilómetros, foi marcada pelo comportamento infeliz do público português.

Na subida do Alto da Batalha, o ciclista Mathias Vacek queixou-se do comportamento de um adepto, depois de ter caído. Mas antes, um homem correu quase nu em frente ao pelotão, o que levou alguns ciclistas a terem de travar para não baterem no adepto.

"É uma vergonha", escreveu a conta da Eurosport espanhola no X, antigo Twitter, antes de completar. "O público volta a ser o triste protagonista no ciclismo com duas situações na parte final da etapa. Vacek, que foi ao solo, encarou-se com vários adeptos".

A terceira etapa da Vuelta 2024 foi ganha pelo ciclista australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) num sprint na chegada a Ourém. O belga Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), segundo, arrebatou a liderança da classificação geral individual.

Groves, de 25 anos, cumpriu os 194 quilómetros entre Cascais e Ourém em 5:12.55 horas, vencendo pela quinta vez na Vuelta, ao bater sobre a meta o novo líder da geral, segundo, e o neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech), terceiro.

Na geral, Van Aert aproveitou as bonificações para chegar à camisola vermelha, que veste pela primeira vez, com três segundos de vantagem sobre o líder inaugural, o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), agora segundo, e nove para o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), terceiro.

Na segunda-feira, o terceiro e último dia em Portugal da Vuelta liga a Lousã a Castelo Branco em 191,5 quilómetros, com duas contagens de montanha, o Alto de Teixeira (segunda categoria) e o Alto da Alpedrinha (quarta).