O português Paulo Fernandes terminou hoje na 11.ª posição o omnium do Campeonato da Europa de ciclismo de pista para juniores e sub-23, em Cottbus, na Alemanha.

Paulo Fernandes foi quinto no scratch, com 32 pontos, e sexto na eliminação, com 30, mas não foi além da 19.ª posição, com quatro pontos, na corrida de ritmo.

Aos 66 com que chegou à última prova, juntou dois na corrida por pontos, quedando-se pelo 11.º posto de um concurso vencido pelo britânico William Salter, com 116 pontos.

“O Paulo fez um bom programa de omnium e conseguiu atingir os objetivos. Começou muito bem, teve uma pontuação mais baixa na corrida de ritmo e fez uma corrida muito boa na eliminação. Tínhamos uma estratégia de contenção para a corrida por pontos e de procurar uma oportunidade num grupo ou numa fuga, mas não foi possível implementar porque a corrida foi bastante rápida e nenhum atleta conseguiu dar uma volta ao grupo principal”, explicou o selecionador português, Gabriel Mendes, citado pela federação nacional.

Na prova feminina de omnium de juniores, a portuguesa Emília Baía foi 17.ª, com 26 pontos, todos somados nas três primeiras corridas (17.ª no scratch, com oito pontos, 15.ª na corrida de ritmo, com 12, e 18.ª na eliminação, com seis), numa competição conquistada pela britânica Carys Lloyd, com 126 pontos.

“A Emília, ao contrário do Paulo, é júnior de primeiro ano e só recentemente começou a trabalhar com a seleção. Esta é a sua primeira experiência internacional e está aqui para adquirir experiência competitiva e desenvolver-se. No programa de omnium, teve algumas dificuldades técnicas, mas nota-se evolução de prova para prova e, nesse sentido, estou satisfeito”, detalhou Gabriel Mendes.

Apesar de os Europeus terminarem no domingo, Portugal encerra a sua participação no sábado, com Emília Baía e Francisco Alves a disputarem as corridas por pontos.