Mais uma alta montanha, mais uma vitória para Tadej Pogacar. O ciclista da UAE Emirates venceu no topo do Luz-Ardiden e selou praticamente a vitória no Tour de France 2021, na sua terceira vitória de etapa nesta edição.
Na última das três chegadas em alto da 108.ª edição do Tour, o campeão em título, de 22 anos, cumpriu os 129,7 quilómetros entre Pau e Luz-Ardiden em 03:33.45 horas, e deixou a dois segundos os seus mais diretos adversários, Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) e Richard Carapaz (INEOS), respetivamente segundo e terceiro na tirada.
Pogacar reforçou a amarela, tendo o dinamarquês da Jumbo-Visma na segunda posição, a 05.45 minutos, e o equatoriano da INEOS na terceira, a 05.51.
Com a vitória no alto de Luz Ardiden, Pogacar arrecadou ainda 40 pontos para a classificação da montanha, passando a somar 107 pontos, no primeiro lugar da classificação, com mais 19 pontos que Wouter Poels, da Bahrain Victorious, que liderava a classificação até ao final desta etapa.
O esloveno pode terminar com a camisola amarela, branca (juventude) e a 'polka' (montanha) pelo segundo ano consecutivo.
Rúben Guerreiro, da EF Education First, foi o melhor português na etapa, cruzando a linha de meta três minutos e 15 segundos depois de Pogacar, na 22.ª posição.
Na sexta-feira, os ‘sprinters’ que restam no pelotão voltam a ter uma oportunidade de vencer na ligação de 207 quilómetros entre Mourenx e Libourne.
Comentários