O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Governo apresentaram as condolências à família do antigo ciclista Alves Barbosa, que morreu hoje, aos 86 anos, devido a problemas respiratórios e cardíacos.

"O Presidente da República apresenta as suas condolências à família de Alves Barbosa", lê-se na página oficial da Presidência da República na Internet.

Alves Barbosa, que ao longo da carreira apenas representou o Sangalhos, venceu as edições de 1951, 1956 e 1958 e foi o primeiro português a disputar a Volta a França, em 1956, quando foi 10.º classificado na prova em que alinhou ao serviço da seleção do Luxemburgo.

"Honra à memória deste grande senhor do ciclismo. Alves Barbosa deixa-nos uma carreira que servirá de inspiração para as gerações futuras. Um grande abraço à sua família e à do ciclismo português", escreveu o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na sua página no Twitter.

Alves Barbosa nasceu em Vila Verde, na Figueira da Foz, em 24 de dezembro de 1931, e morreu hoje no Hospital distrital da Figueira da Foz, onde estava internado, devido a problemas respiratórios e cardíacos.