A sexta etapa da Volta à Suíça foi hoje “neutralizada” antes da partida devido à morte do ciclista suíço Gino Mäder (Bahrain-Victorious), após uma queda na quinta tirada, anunciou a organização.
“O pelotão fará os últimos 30 quilómetros planeados, com uma corrida neutralizada, para que todos os corredores formem uma procissão de homenagem” a Mäder, pode ler-se no sítio oficial da prova na Internet.
O ciclista suíço de 26 anos morreu hoje após uma grave queda numa ravina na quinta-feira, durante a quinta tirada da prova, entre Fiesch e La Punt, de 211 quilómetros, que envolveu também Magnus Sheffield (INEOS).
O corredor da INEOS sofreu uma concussão e danos cutâneos e continua hospitalizado, mas Mäder não resistiu aos ferimentos, deixando a quipá “devastada com este trágico incidente”.
Profissional desde 2019, Mäder tinha três vitórias, uma delas na Volta a Itália em 2021, ano em que conseguiu a sua melhor prestação em grandes voltas, ao ser quinto na Volta à Espanha.
O suíço também era conhecido pela luta por causas e, em 2022, doou um franco suíço por cada ciclista que ficasse atrás de si nas provas em que participou.
Comentários