O ciclista argentino Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) ascendeu hoje à liderança da geral do Grande Prémio Jornal de Notícias, após a terceira etapa ganha ao sprint por Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO).

Numa tirada de 146,8 quilómetros, com partida e chegada em Gondomar, Gomes impôs-se ao sprint à frente de dois homens da Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, o novo líder da geral, que foi segundo, e outro argentino, Nicolás Tivani, terceiro.

Uma escapada de três homens animou o dia, com uma vantagem controlada de perto pelo pelotão, apostado em discutir a chegada ao sprint e controlar o espanhol Jaime Castrillo (Sabgal-Anicolor), a 12 segundos da amarela, acabando por ser absorvida a 15 quilómetros da meta.

Nas contas da geral, Contte lidera agora com sete segundos de vantagem para o anterior líder, Pedro Silva (ABTF-Feirense), segundo, com Tivani em terceiro, a oito segundos.

A corrida ficou ainda marcada por uma neutralização, ao quilómetro 103, devido a manchas de óleo na estrada, obrigando a corrida a ficar suspensa e a ser retomada mais à frente, com as mesmas diferenças entre o pelotão e o grupo da frente.

Na quarta-feira, a quarta etapa liga o Porto a Ovar, em 128,1 quilómetros.