
A 21.ª e última etapa da Volta a França vai passar três vezes por Montmartre, num percurso inspirado nos Jogos Olímpicos Paris2024, com a última a apenas seis quilómetros da meta, detalharam hoje os organizadores.
Depois de, na última semana, ter anunciado a passagem por Montmartre, a organização do Tour apresentou hoje a derradeira etapa, em 27 de julho e que terá um total de 132,3 quilómetros, entre Mantes-la-Ville e os Campos Elísios, na capital francesa.
As três passagens por Monmartre, uma subida de quarta categoria, integradas num circuito de 16,8 quilómetros, vão obrigar a reduzir de oito para três as tradicionais passagens nos Campos Elísios.
Tal como na prova de fundo de Paris2024, os ciclistas vão subir a colina de Montmartre, passando diante do Sacré-Coeur, “antes de disputarem uma etapa que pode quebrar as tradições estabelecidas nos últimos 50 anos no coração da capital”, tinham anunciado os organizadores.
A última passagem por Montmartre vai acontecer a seis quilómetros do final, o que pode impedir o habitual sprint nos Campos Elísios, permitindo ataques difíceis de responder pelo pelotão, em especial na estrada estreita e empedrada da subida.
“Para festejar o 50.º aniversário da primeira chegada aos Campos Elísios, um ano após o sucesso e a euforia da multidão no percurso olímpico de Paris2024, o pelotão regressará à capital, num percurso que passará por Montmartre”, lê-se em comunicado publicado no sítio oficial do Tour na Internet na última semana.
A prova de fundo de Paris2024, vencida pelo belga Remco Evenepoel – que também conquistou o ouro no contrarrelógio -, foi um dos maiores sucessos dos Jogos Olímpicos, com meio milhão de pessoas ‘apinhadas’ neste emblemático local da capital francesa.
A ‘Grande Boucle’ começa em Lille, em 05 de julho, e termina em Paris, depois de no ano passado Nice ter acolhido a etapa final, devido aos Jogos Olímpicos.
Comentários