![Há 24 anos, Portugal sagrava-se campeão do Mundo de futebol de praia pela 1.ª vez](/assets/img/blank.png)
18 de fevereiro de 2001 permanece como uma data inesquecível da história do futebol de praia nacional. Foi nesse dia que a Seleção Nacional de futebol de praia se sagrou campeão do Mundo pela primeira vez, na Costa do Sauípe, em São Salvador da Bahia (Brasil). Na altura a prova era organizado pela Beach Soccer Worlwide.
A vitória na final frente a França, por 9-3, foi o início do nascimento dos Heróis da Areia. Uma incrível final que contou com quatro golos de Alan Cavalcanti, um bis de Madjer e golos de Hernâni, Nunes e Barraca, numa equipa orientada por Alexandre Julião.
No caminho até ao encontro decisivo do 7.º certame internacional, o conjunto nacional venceu o Grupo C, com vitórias frente aos EUA e Uruguai. Nos quartos-de-final, os lusitanos eliminaram a vizinha Espanha, por 1-0, seguindo para o duelo com o Brasil nas semifinais. No embate com os anfitriões do torneio, que somavam seis Mundiais seguidos, a Equipa das Quinas superiorizou-se, impondo a sua qualidade aos canarinhos, os proclamados favoritos, vencendo no prolongamento, por 6-5.
Alan, figura histórica do futebol de praia português, foi o Melhor Marcador da prova, com dez golos, enquanto Hernâni foi considerado o Melhor Jogador.
Depois desse título, A FIFA começou a organizar os Campeonatos do mundo, a começar em 2005. Dez anos depois, em 2015, Portugal voltou a alcançar novamente a glória mundial.
Foi a 19 de julho de 2015, em Espinho, num estádio lotado e com a força do público português, a seleção de Mário Narciso conquistava novamente o título mundial, desta feita com a patente FIFA, ao bater na final o Taiti, por 3-5, com um coletivo que contava com o talento, irreverência e mestria de Madjer e Alan, dois dos dez heróis de 2001.
Quatro anos depois, Narciso comandava os seus jogadores a mais uma estrela dourada no percurso no futebol de praia, o Mundial 2019. No Paraguai, a Seleção Nacional bateu a congénere de Itália, por 6-4, numa nação capitaneada pelo rei das areias, o único presente nos três títulos: Madjer.
Neste ano de 2025, o objetivo é o mesmo: vencer o Campeonato do Mundo FIFA Seychelles, que terá lugar entre 1 e 11 de maio, em Victoria, na ilha de Mahé.
Dados do título de 2001
Convocados de Portugal: Zé Miguel (GR), Crespo (GR), Hernâni - CAP, Nunes, Pedro Jorge, Marinho, Madjer, Alan, João António e Barraca
Melhor Jogador: Hernâni
Melhor Marcador: Alan (10 golos)
Seleção ideal do Campeonato do Mundo: Olmeta (França), Hernâni (Portugal), Russo (Argentina), Alan (Portugal) e Madjer (Portugal)
Classificação final: 1º Portugal; 2º França; 3º Argentina; 4º Brasil
Historial da prova antes de ser FIFA: o Campeonato do Mundo foi disputado de 1995 a 2004. Todas as edições foram realizadas no Brasil e apenas no ano de 2001 é que os canarinhos não foram vencedores. Foram assim nove títulos mundiais.
Primeiros passos: A equipa das Quinas começou a disputar o Mundial no ano de 1997. No Rio de Janeiro o primeiro adversário foi os EUA, seguindo-se o Brasil e o Japão. A primeira participação contou com os seguintes atletas: José Carlos Soares (GR), Pedro Xavier, Zé do Passo, Carlos Monteiro, Mário Jorge, Carlos Padrão (GR), Carlos Xavier, Sotil, Henrique e Frederico.
Primeira final: No ano de 1999, a Equipa das Quinas alcançou, pela primeira vez, a final do Campeonato do Mundo, diante do Brasil, com os canarinhos a levarem a melhor por 5-2.
Comentários