A seleção portuguesa feminina de futebol de praia perdeu hoje com a congénere italiana por 2-0, na última ronda da fase de grupos da Superfinal da Liga Europeia, e vai enfrentar a Espanha nas meias-finais.

Em Alghero, na Sardenha, a formação da casa adiantou-se aos quatro minutos do primeiro período, por intermédio de Pivitera, e voltou a marcar aos quatro minutos do segundo, através de Penzo, que fixou o resultado final.

"Foi um jogo difícil, contra uma equipa que estava a jogar em casa. Entrámos muito desconcentradas no jogo e sofremos dois golos em situações que falámos bastante na reunião. Depois, entrou o nervosismo, sendo muito complicado dar a volta. Criámos algumas situações muito perigosas, jogadas treinadas, mas a bola não entrou de maneira nenhuma”, assinalou o selecionador da equipa das 'quinas', Alan Cavalcanti, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Com a primeira derrota na competição, ao terceiro encontro, o conjunto luso terminou a fase de grupos no segundo posto do Grupo A, com seis pontos, menos três do que as italianas.

Nas 'meias', Portugal vai enfrentar a Espanha, primeira classificada do Grupo B, e Itália e Polónia discutem entre si a outra vaga no jogo decisivo, agendado para domingo, às 15:45 (hora de Lisboa).

"Agora é ter consciência, colocar a cabeça no lugar e amanhã [sábado] jogar as meias-finais com o objetivo que sempre disse, que é ser campeão. A Espanha tem uma seleção que já joga há muito tempo junta, e treinam desde o início do ano, o que faz uma grande diferença. É mais um jogo, é estar concentrado para ganhar e ir para a final", rematou Cavalcanti.

Na edição passada da competição, em setembro de 2023, também em Alghero, na Sardenha, Portugal alcançou o seu melhor resultado, ao conquistar a prata, depois de perder diante do conjunto espanhol na final.