A seleção portuguesa feminina de futsal venceu hoje a sua congénere ucraniana por 3-2, em jogo de preparação para o apuramento para o primeiro europeu da modalidade, disputado em Angra do Heroísmo.

A equipa portuguesa chegou ao intervalo com uma desvantagem de 2-0, golos de Klipachencko (seis minutos) e de Iermolenko (17), mas conseguiu virar o marcador na segunda etapa, com tentos de Sara Moreira (23), Ana Azevedo (25) e Cátia Morgado (33).

"Na primeira parte sofremos dois golos em duas desatenções defensivas, mas estivemos sempre por cima, a pressionar a Ucrânia e a rematar com grande intensidade. Sabíamos que, mais cedo ou mais tarde, daríamos a volta ao marcador. Nesse sentido, o resultado peca por escasso, pois criámos várias oportunidades para marcar. No futsal é assim: temos de aproveitar as ocasiões que criamos", disse o treinador luso, Luís Conceição, citado no site da federação.

O técnico português dirigiu-se ainda ao público açoriano: "Fiquei muito sensibilizado com o apoio que recebemos aqui em Angra do Heroísmo. Cada vez que vimos às ilhas é uma satisfação enorme. Sentimos que os açorianos dão muito valor ao futsal. Somos sempre bem tratados."

Na quarta-feira, a equipa lusa disputa novo encontro, desta feita diante da seleção sub-18 masculina da AF Angra do Heroísmo, no Pavilhão Desportivo Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, às 19:30.

A equipa das 'quinas' vai disputar entre setembro e outubro de 2018 a qualificação para o primeiro Campeonato da Europa de futsal feminino da UEFA.