Uns excelentes 15 minutos finais permitiram hoje a Portugal golear a Colômbia, por 5-0, na estreia no Grupo A do Mundial feminino de hóquei em patins, que se está a disputar em Novara, em Itália.
Apesar de ter mais posse de bola e rondar sempre mais a baliza adversária, a seleção portuguesa apenas conseguiu inaugurar o marcador a três minutos do fim da primeira parte, por Inês Severino, e teve de esperar pela segunda para confirmar o triunfo frente àquela que é, em teoria, a mais frágil equipa do Grupo A, no qual está a França e a campeã Argentina.
Inês Severino podia ter aumentado a vantagem logo no recomeço, mas acabou por desperdiçar um livre direto, a punir uma falta mais dura de Juliana Vieira, que viu o cartão azul.
À entrada para os 15 minutos finais, a jovem seleção lusa – tem cinco jogadoras com 18 ou menos anos – acabou por aumentar a vantagem, por Leonor Coelho, aos 35.
Joana Teixeira (40) e Raquel Santos (42) praticamente confirmaram o triunfo luso, perante uma equipa visivelmente mais desgastada e que começou a ser mais agressiva e a fazer mais faltas.
A mais jovem da equipa portuguesa, Ana Patrícia Fernandes, de apenas 16 anos, confirmou o triunfo, aos 46 minutos, numa execução primorosa de um livre direto, que puniu a 10.ª falta da Colômbia.
Até final, Portugal dispôs de muitas oportunidades para aumentar a vantagem, mas acabou por não ser feliz na finalização.
Terceira classificada no último Mundial, a equipa portuguesa defronta na terça-feira a França, que ainda hoje defronta a Argentina, campeã do mundo.
Comentários