A Europa, com cinco vitórias nos jogos individuais de hoje, contra quatro dos Estados Unidos e três empates, confirmou o ascendente na Ryder Cup de golfe, fechando com cinco pontos de vantagem (14,5 contra 9,5).

O resultado do confronto de três dias no campo principal do hotel de Gleneagles, na Escócia, já era esperado, atendendo à vantagem que os europeus traziam dos "foursome" e "fourball" - nada menos que quatro pontos, uma vantagem poucas vezes recuperada.

Pela terceira vez consecutiva, e oitava em dez edições, o troféu fica na Europa, que apresentou uma dúzia de jogadores francamente mais forte, em que se destacam o norte-irlandês Rory McIlroy, número um mundial, e o espanhol Sérgio Garcia, número três.

Desde que a Ryder Cup, em 1979, passou a opor americanos e europeus, a balança pende bem para o "velho continente", com 11 vitórias em 18 edições e apenas uma derrota no século XXI.

No oitavo confronto individual de hoje, o galês Jamie Donaldson deu o ponto vitorioso aos europeus, ao bater Keegan Bradley por 4 buracos de avanço e 3 por jogar. Os restantes quatro jogos, que já não influíam no resultado final, foram repartidos, com uma vitória para cada lado e dois empates.

Começou muito bem a Europa e nos quatro primeiros jogos ganhou três, o que então colocava a possível recuperação do adversário quase um "milagre".

O norte-irlandês Graeme McDowell ganhou Jordan Spieth (2 e 1), McIlroy bateu Rickie Fowler (5 e 4) e o alemão Martin Kaimer ganhou a Bubba Watson (4 e 2). Pelo meio, Patrick Reed venceu o sueco Henrik Stenson (1).

Os EUA encadearam depois duas vitórias seguidas - Phil Mickelson sobre o escocês Stephen Gallacher (2 e 1) e Martin Kuchar sobre Thomas Bjorn (4 e 3), mas foi pouco para recuperar, já que logo de seguida os europeus empataram e ganharam, assegurando logo a conquista do troféu.

Após o empate entre o inglês Justin Rose e Hunter Mahan, Donaldson abriu a festa muito esperada em Gleneagles.

A Europa estava fortíssima para o nono jogo, com Sergio Garcia, que confirmou com vitória por uma pancada sobre Jim Furyk.

O norte-americano Jimmy Walker atenuou a derrota, com 3 e 2 sobre o inglês Lee Westwood, antes de mais dois empates: o inglês Ian Poulter com Web Simpson e o francês Victor Dubuisson com Zach Johnson.

A Ryder Cup, prova bienal em solo alternado europeu e norte-americano, regressa em 2016 aos Estados Unidos, desta vez ao Hazeltine National Golf Club, de Chaska, Minnesota.