Tiago Cruz conquistou hoje o seu primeiro Campeonato Nacional PGA de golfe, que decorreu no Onyria Palmares Beach & Golf Resort, em Lagos, ao derrotar no "play-off" Ricardo Santos.
O novo campeão nacional, 32 anos, perseguia o troféu há três anos, depois de ter sido vice-campeão em 2012 e 2013, tendo hoje derrotado no terceiro buraco do "play-off" Ricardo Santos, número um do "ranking" da PGA de Portugal e campeão nacional em 2011. Com este título, Tiago Cruz reforçou o seu estatuto de número um da Ordem de Mérito da PGA de Portugal.
Desde que a PGA de Portugal foi fundada, em 1990, que não havia registo de um título nacional decidido no "play-off". Aos 54 buracos regulamentares do Campeonato Nacional PGA, os dois jogadores estavam empatados com sete pancadas abaixo do PAR, depois de Santos ter feito uma terceira volta de 71 (-1) e de Cruz ter igualado o PAR -72 dos percursos Lagos e Praia do Onyria Palmares Beach & Golf Resort, no Algarve.
Tiago Cruz, que competiu este ano no Pro Golf Tour (uma das terceiras divisões europeias) e no Jamega Pro Golf Tour (um circuito satélite britânico), somou voltas de 68, 69 e 72, enquanto o mais novo dos irmãos Santos, de 31 anos, o melhor golfista português de sempre e membro do European Tour (primeira divisão europeia), entregou cartões de 68, 70 e 71, sendo o único dos 33 inscritos a jogar todos os dias abaixo do PAR.
O novo campeão nacional juntou-se a Sean Corte-Real, Nuno Campino, Hugo Santos e Pedro Figueiredo (este no ano passado) no restrito lote de jogadores que venceram os Campeonatos Nacionais de Amadores e Profissionais nas suas carreiras.
"Estou muito feliz por ter saído daqui com a vitória, foi bastante difícil, porque o `field´ (lista de participantes) era excelente e hoje, com dois grandes jogadores como o Hugo e o Ricardo, foi sofrer até ao último buraco. Depois, houve mais três buracos de `play-off´, acabei com o coração a bater muito forte e cansadíssimo", disse Tiago Cruz, citado pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Golfe.
Entretanto, o Campeonato Nacional PGA Feminino já tinha uma vencedora anunciada, Mónia Bernardo, que foi a única participante. Apesar de se encontrar sem concorrência, efetuou um excelente resultado de 148, quatro acima do PAR, com voltas de 76 e 72, repetindo assim os título de 2007 e 2011.
Comentários