A Académica de Luanda sagrou-se campeã nacional de hóquei em patins em sénior, ao vencer o Juventude de Viana, por 3-2, no prolongamento do quinto e último jogo dos “play-off”, disputado no Pavilhão da Casa Pessoal do Porto do Lobito, na província de Benguela.
Depois do empate (2-2), o experiente Martin Payero entrou determinado no prolongamento e aproveitando uma oportunidade nos minutos iniciais rematou sem dar hipóteses de defesa ao guarda-redes Mário Almeida, do Juventude, garantindo a revalidação do troféu.
O golo de “ouro” à passagem do primeiro dos 10 minutos cronometrados neste período afastou assim a possibilidade de marcação de grandes penalidades.
André Centeno e Kuenha (Académica de Luanda), e Toy Adão e Rui André, da parte dos vianenses, foram os autores dos golos que levaram a partida ao tempo extra, numa final com muita festa nas bancadas.
A Académica entrou nos play-off final a perder o primeiro jogo, por 3-6, ganhou o segundo com goleada de 6-0. No terceiro desafio, o Juventude de Viana superou, por 3-2, e no quarto, a bicampeã venceu, por 7-4, levando a disputa do título à uma finalíssima.
Nesta reedição da final de 2012, a Académica de Luanda marcou 21 golos e sofreu 15.
Comentários