O director-geral do Sporting Clube e Portugal (SCP) para o hóquei em patins, Gilberto Borges, afirmou segunda-feira, em Luanda, que Angola reúne condições mais do que suficientes para figurar entre as cinco potências mundiais no que se refere a esta modalidade e atingir o pódio no próximo campeonato do mundo.
Em entrevista à Angop, por ocasião da chegada ao país da equipa principal do SCP que vai disputar a 13ª edição da Taça Zé Du (de 20 a 24 deste mês), lamentou a eliminação prematura da seleção nacional no último mundial (41º), realizado em Angola, de 20 a 28 de setembro de 2013, nas cidades de Luanda e do Namibe.
De acordo com este dirigente luso, Angola tinha tudo para classificar-se nos três primeiros lugares da referida prova, a julgar pela coesão e entrosamento do grupo, a habilidade/técnica individual dos atletas, a excelente organização, motivação da equipa e o factor casa. Todavia, quedou-se na nona posição.
Gilberto Borges concluiu que Angola deixou escapar uma soberana oportunidade de fazer história no mundo, de forma acidental e no detalhe. Recordou que o combinado nacional claudicou no segundo jogo, diante do Chile, em que perdeu aos penáltis por 3-1, depois do empate a um golo nos 40 minutos regulamentares e prolongamento.
Na partida inaugural Angola havia goleado a África do Sul por 8-2 e perdeu o último jogo frente a Portugal por 1-5. A equipa lusa classificou-se na terceira posição deste inédito mundial de África, ao passo que o Chile ocupou o quarto lugar. Para o director-geral do SPC, Angola era a potencial candidata a este posto, mas pode deixar indicadores de ser uma seleção muito forte.
Sublinhou que o hóquei “encantador” que Angola pratica é reflexo de um rigoroso e contínuo trabalho de base que se vem fazendo a nível dos clubes, desde a década de 40, assim como dos investimentos realizados pelo Executivo angolano no domínio das infra-estruturas desportivas. Por estes motivos prognostica uma equipa angolana na final do torneio.
Esta 13ª edição da Taça Zé Dú em hóquei em patins, que se realiza anualmente em saudação ao aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, vai envolver ainda as equipas angolanas do Juventude de Viana, Académica e 1º de Agosto, bem como um misto de Moçambique, a selecção espanhola de sub-21, uma equipa sul-africana e o Andes Talleres da Argentina.
Comentários