O FC Porto sofreu hoje a primeira derrota da época, frente à equipa italiana do Valdagno por 4-8, na terceira jornada do Grupo C da Liga Europeia de hóquei em patins, disputado no pavilhão Dragão Caixa.

Com esta derrota, os portistas tornam mais complicada a passagem à “final a oito”, uma vez que perderam terreno no topo da tabela para os seus adversários diretos - o Valdagno e o Liceo da Corunha.

A tarefa do FC Porto não foi, em nenhuma altura do encontro, fácil, perante um Valdagno não muito pressionante mas eficaz sempre que chegava à baliza de Edo Bosch.

Massimo Tataranni, com quatro golos, Carlos Nicolia, com três, e um guarda-redes bastante inspirado foram os principais “carrascos” de um FC Porto que cometeu muitos erros e não foi suficientemente forte para fazer esquecer a experiência da equipa italiana.

A vantagem do Valdagno começou a desenhar-se desde muito cedo, com Carlos Nicoli a surpreender o guardião portista logo aos dois minutos de jogo.

O FC Porto não conseguiu responder da melhor forma, e apesar da grande pressão exercida na baliza de Juan Oviedo, foram mesmo os italianos que voltaram a marcar, por mais duas vezes, desta feita por intermédio de Massimo Tataranni.

A reação dos dragões saltou do banco, quando Tó Neves fez entrar Reinaldo Ventura em rinque. O avançado portista, inconformado, marcou dois golos ainda antes do intervalo, relançando o encontro para o segundo tempo.

No reatamento, e numa altura crucial em que o FC Porto se organizava ofensivamente e procurava a igualdade, foi o Valdagno quem não desperdiçou nova oportunidade de golo. Massimo Tataranni apareceu sozinho junto à marca de grande penalidade, e sem qualquer opositor, rematou para dentro da baliza de Edo Bosch.

A partir daqui, os dragões desorientaram-se por completo, permitindo à formação italiana aumentar a vantagem de forma simples e sem grandes oposições, o que fez ao FC Porto sair do Dragão com uma pesada derrota que poderá comprometer a qualificação à fase final da prova.