O selecionador português de hóquei em patins, Luís Sénica, assumiu hoje que Portugal é candidato a revalidar o título no Europeu de 2018 e realçou a continuidade na equipa das ‘quinas’.
"Somos candidatos à vitória, tal como as tradicionais e rivais seleções de Espanha e Itália. Mas atenção à França, que tem crescido imenso nos últimos anos", sublinhou Luís Sénica, em conferência de imprensa.
O selecionador divulgou a lista de 12 pré-convocados para a 53.ª edição do Europeu de hóquei em patins, que vai decorrer na Corunha de 14 a 22 de julho, com este lote a trabalhar no Luso de 19 de junho a 13 de julho, período durante o qual dois jogadores vão ser dispensados.
O selecionador definiu “competência e continuidade” como critérios para a convocatória, referindo que “não existiu renovação”.
"Destaco o regresso do avançado Vítor Hugo, que se sagrou recentemente campeão nacional no Sporting, e o jovem Xavier Cardoso, do Valongo, um jogador que já foi campeão europeu e mundial nos escalões mais jovens", afirmou.
Sobre o Europeu, o selecionador sustentou que "não há grupos fáceis nem espaço para grandes surpresas, nomeadamente na composição das rivais seleções de Espanha e Itália, que mantêm a mesma matriz e identidade".
João Rodrigues, do Benfica, continuará a ser o capitão da equipa das ‘quinas' e concordou com a ideia expressa pelo selecionador nacional de que Portugal terá de ser uma equipa competente.
"Para nós isso [ter menos férias] não é um problema. A vontade de jogar pela seleção supera qualquer desgaste. O objetivo é reconquistar o título europeu e estamos prontos para a luta", constatou Rodrigues.
Portugal já arrebatou 21 títulos europeus, o último dos quais em 2016, em Oliveira de Azeméis, liderando o ‘ranking' de vencedores da competição, com a Espanha a ocupar a segunda posição, com 16 títulos conquistados.
Portugal inicia a sua participação no Europeu frente a Andorra em 15 de julho, jogando depois com a Suíça (16), a Áustria (18) e a França (20).
Lista de 12 pré-convocados:
- Guarda-redes: Ângelo Girão (Sporting) e Pedro Henriques (Benfica).
- Defesas-médios: Hélder Nunes (FC Porto), Henrique Magalhães (Sporting), Luís Querido (Lodi, Itália), Daniel Oliveira (Valongo) e Xavier Cardoso (Valongo).
- Universais: Diogo Rafael (Benfica) e João Rodrigues (Benfica).
- Avançados: Gonçalo Alves (FC Porto), Rafa Costa (FC Porto) e Vítor Hugo (Sporting).
Comentários