Portugal procura hoje alcançar o título europeu de hóquei em patins pela 22.ª vez na história, defrontando na final a detentora do troféu, Espanha, em Sant Sadurni d’Anoia, na Catalunha.

A equipa lusa, recordista de troféus (21), venceu pela última vez um Europeu em 2016, em Oliveira de Azeméis, e vai agora reencontrar os espanhóis cinco anos depois do desaire sofrido na decisão do Euro2018, que decorreu na Galiza.

Depois de garantir o primeiro lugar do Grupo A e de ter afastado a Inglaterra nos quartos de final, Portugal superou a França nas meias-finais, por 5-2, ‘carimbando’ a presença na final, enquanto a Espanha, que venceu as duas últimas edições da prova, teve de recorrer ao desempate por grandes penalidades para eliminar a Itália na outra meia-final.

As duas seleções já se defrontaram neste Europeu, tendo empatado 3-3 na segunda jornada da fase de grupos.

A final do Campeonato da Europa tem início às 20:45 (hora em Lisboa), em Sant Sadurni d’Anoia, na Catalunha.

Também hoje, França e Itália vão discutir a medalha de bronze, enquanto as outras quatro seleções presentes neste Europeu jogam pelos restantes postos da classificação: Suíça e Alemanha defrontam-se pela quinta e sexta posições, enquanto Inglaterra e Andorra discutem o sétimo e oitavo lugares.