A seleção e hóquei em patins de Macau volta aos rinques do Campeonato Asiático em setembro para tentar revalidar o título regional que já conquistou por nove vezes, cinco das quais seguidas.

Em declarações à agência Lusa, António Aguiar, presidente da Associação de Patinagem de Macau, revelou que a Região vai deslocar-se ao Campeonato Asiático de hóquei em patins, a disputar entre 24 e 28 de setembro e Haining, na China, com quatro equipas - seniores masculinos, juniores masculinos, seniores femininos e ‘inline’ - sendo que as duas primeiras pretendem revalidar os títulos de campeões.

"Os seniores masculinos estarão na prova com o objetivo de revalidar o título, a mesma meta da equipa de juniores que vai disputar o segundo Asiático do escalão depois de uma vitória na prova em 1997", explicou.

Já as mulheres seguem para a China para "tentarem o pódio", enquanto os atletas do ‘inline’ procurarão "fazer o melhor possível", disse.

No leque de competições a disputar pela equipa de hóquei em patins de Macau está também o Mundial B da modalidade que terá lugar em novembro, novamente no Uruguai onde a "subida para o escalão principal era excelente, mas apenas com vontade de fazer melhor do que o sexto lugar de há dois anos".

"Claro que vamos procurar sempre a vitória e tentaremos sempre subir ao escalão principal da modalidade, mas fazer melhor do que há dois anos, quando também no Uruguai ficamos em sexto lugar, era uma boa prestação", disse.

Com todas as seleções em treinos de preparação, António Aguiar volta a lamentar as limitações de espaços de preparação daquelas que são as mais "medalhadas" representações internacionais de Macau.

"O hóquei em patins é a modalidade que mais títulos dá a Macau e o único espaço de treino que temos - o colégio Dom Bosco - não possui neste momento os balneários a funcionar e os atletas equipam-se nas bancadas. É recorrente esta falta de espaço e não podemos deixar de vincar alguma falta de apoio para com quem muito tem dado a Macau e que só continua por amor à camisola e à modalidade", concluiu.