O selecionador português de dança fez hoje um balanço “extremamente positivo” da participação desta vertente no Europeu de patinagem artística, a decorrer em Andorra, com a conquista de 12 medalhas.

“Tínhamos como objetivo que os atletas conseguissem fazer as melhores performances da época, e a maioria conseguiu. Tivemos excelentes resultados e estamos muito satisfeitos com isso”, analisou Filipe Sereno, citado pela Federação Portuguesa de Patinagem.

Em Andorra, Portugal somou 12 medalhas, entre elas quatro de ouro, numa competição que se ‘vira’ agora para os esforços livres, depois de vários dias dedicados à dança.

Ana Walgode e Pedro Walgode, que já tinham somado o ouro nos Jogos Mundiais, são campeões da Europa de pares de dança, e em seniores Carolina Castro somou a outra medalha, um bronze em solo dance.

Noutros escalões, nota para o ouro de Ema Pitoco Sousa, em solo dance juvenis, na qual Portugal dominou, com Vítor Castro ouro em masculinos. Pitoco Sousa juntou-se a Diogo Carvalho para o ouro juvenil em pares de dança.

Os resultados comprovam que Portugal consegue “competir com os melhores atletas do mundo” e deixam “excelentes perspetivas para o próximo campeonato do mundo, na Argentina”.