Os quatro eventos pontuáveis para a Liga mundial de orientação pedestre previstos para Portugal entre janeiro e fevereiro, e que iam trazer ao país cerca de 4.000 atletas, foram adiados para 2022 devido à covid-19.

A decisão foi assumida e hoje divulgada pela Federação Portuguesa de Orientação e as organizações dos quatro eventos, o Clube de Orientação de Viseu, o Natura, o Grupo Desportivo dos 4 Caminhos e Clube de Orientação do Centro.

O Beira Alta O' Meeting, em Sernancelhe e Penedono, entre 23 e 24 de janeiro, o Norte Alentejano O' Meeting, em Castelo de Vide e Marvão, entre 05 e 07 de fevereiro, o Portugal O' Meeting, em Loulé, de 14 a 16 de fevereiro e o Penamacor O' Meeting, em 20 e 21 de fevereiro, não se vão realizar, passando assim para 2022.

Entre janeiro e março, Portugal é um dos destinos favoritos das melhores seleções e clubes mundiais de orientação, para a realização de estágios e competições no início de época, quando o frio e a neve não permitem treinar no norte da Europa.

O adiamento destas provas faz com que cerca de 4.000 orientistas de todo o mundo não se desloquem a Portugal.

Portugal regista hoje 122 mortos relacionados com a covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e 5.604 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).