A seleção portuguesa conquistou hoje a medalha de prata na prova masculina de duplo minitrampolim por equipas, nos Europeus de trampolins em curso até domingo, em Guimarães, enquanto a equipa feminina de tumbling foi quarta classificada.

Com um quarteto constituído por Tiago Romão, Diogo Cabral, Diogo Fernandes e José Domingues, Portugal concluiu a prova com 12 pontos, menos um do que a campeã europeia, a Espanha, e mais três do que a Alemanha, medalha de bronze, numa final que contou ainda com a Grã–Bretanha, quarta classificada, com sete, e a Finlândia, quinta, com quatro.

Tiago Romão e Diogo Cabral alcançaram cinco pontos cada um, com os melhores saltos dos grupos que abriram e encerraram a final, enquanto Diogo Fernandes foi quarto classificado no segundo grupo e arrecadou mais dois pontos para uma equipa ainda formada por José Domingues, que não saltou.

Com o primeiro lugar na ronda de qualificação e o segundo lugar na final, Portugal mostrou ter “uma equipa sólida”, considerou Diogo Cabral.

“Estamos orgulhosos do que fizemos, porque lutámos até ao fim. Demos o nosso melhor e, por isso, é que ficámos tão perto do primeiro lugar. O nosso objetivo era o primeiro lugar, mas a Espanha é uma seleção forte. Ficámos contentes com o segundo lugar”, disse à Lusa o ginasta de 25 anos, após a cerimónia de entrega de medalhas.

Na final feminina de tumbling, a equipa composta por Mariana Cascalheira, Matilde Santos, Margarida Agostinho e Francisca Pinto concluiu a prova com oito pontos, atrás da Grã-Bretanha, campeã europeia e medalha de ouro, com 14, da França, prata, com 10, e da Bélgica, que arrecadou o bronze com a mesma pontuação das ginastas lusas.

Depois de Mariana Cascalheira ter apresentado o segundo melhor exercício no primeiro grupo de finalistas e obtido quatro pontos, Matilde Santos obteve um ponto no segundo grupo e Margarida Agostinho alcançou três no derradeiro grupo, marca que valeu o mesmo quarto lugar da ronda de qualificação.

“Não fico com pena [de não conseguir uma medalha]. Faz parte da competição. A equipa tinha a expetativa de aproveitar a final, porque as outras seleções é que tinham algo a defender. Só queríamos dar o máximo”, disse à Lusa Margarida Agostinho, no rescaldo da competição.

A seleção portuguesa soma agora quatro medalhas na 29.ª edição dos Europeus de trampolins, depois de ter conquistado o ouro, na final feminina de duplo minitrampolim por equipas, também realizada hoje, e a medalha de bronze nas finais masculinas por equipas de trampolim, na quarta-feira, e de tumbling, hoje.

A competição prolonga–se até domingo no pavilhão multiusos de Guimarães, estando o sábado reservado à qualificação e às finais masculina e feminina de trampolim sincronizado.

Além dos 325 ginastas para as provas seniores, a competição reúne ainda 291 participantes nas competições de juniores, com Martim Lopes, Gonçalo Costa, Lucas Gregório e Pedro Mendes a conquistarem a medalha de bronze na final masculina por equipas de trampolim, na quarta-feira.