O candidato à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) Laurentino Dias reuniu-se na quinta-feira com várias federações desportivas, no Porto, revelou hoje à Lusa o antigo secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
“Como afirmei no anúncio de intenção de candidatura ao COP, estou a partilhar com as federações as minhas propostas e a recolher os contributos das experiências federativas. Convidei diversas federações para uma reunião de trabalho no Porto, que aconteceu ontem [na quinta-feira] à noite”, explicou.
Em declarações à Lusa, Laurentino Dias revelou que “o tema central da reunião foi o alto rendimento e a cooperação entre as autarquias e as federações na disponibilização de instalações desportivas de topo para a preparação olímpica”, acrescentando que, no referido encontro, estiveram presentes os responsáveis dos Centros de Alto Rendimento de Anadia, Vila Nova de Gaia, Montemor-o-Novo e Viana do Castelo.
Estes, segundo Laurentino Dias, “não apenas reportaram a sua intensa atividade como afirmaram o seu compromisso de continuidade em cooperação com o COP”.
“Nesta reunião, de várias horas, estiveram presentes e intervieram as federações de vela, ténis de mesa, artes marciais, taekwondo, escalada, motonáutica, desportos equestres, golfe e hóquei em campo”, elencou, prometendo, para a próxima semana, reuniões idênticas, em Lisboa, antes da apresentação formal da sua candidatura.
Até ao momento, anunciaram a sua candidatura à presidência do COP Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ambos ex-secretários de Estado do Desporto, José Manuel Araújo, atual secretário-geral do organismo olímpico, e Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.
Questionado sobre os outros três anunciados candidatos, o antigo responsável pela pasta do Desporto nos governos de José Sócrates saudou estes avanços, em prol do “debate de ideias e projetos” durante a campanha eleitoral.
As eleições para o COP, liderado por Artur Lopes desde a morte de José Manuel Constantino, em agosto último, realizam-se em março de 2025.
Comentários