O jovem canoísta Pedro Casinha estreou-se hoje em Europeus seniores absolutos com o apuramento direto para a final do K1 200 metros, que será no sábado na pista de Szeged, Hungria.

Casinha concluiu o seu desempenho em 35,222 segundos, a 260 milésimos de segundo do esloveno Anze Urankar, que superou o polaco Jakub Stepun, segundo, por 36 milésimos.

“Na minha primeira prova de K1 e conseguir logo uma final para Portugal é excelente”, congratulou-se o jovem de 21 anos, em declarações à Lusa.

Em K1 200 metros, o atleta luso já tinha sido campeão do mundo e vice-campeão da Europa em juniores, bem como ouro Europeu sub-23, em 2023.

“Portugal teve sempre bons atletas nos 200 metros e espero fazer o meu nome entre todos eles”, disse, referindo-se, entre outros, a Kevin Santos e Messias Baptista, respetivamente campeões da Europa absolutos em 2022 e 2023.

Casinha foi para a pista uma hora e quarenta minutos depois de ter competido pelo K4 500, que foi quinto e vai ter de ir à meia-final para tentar um lugar na regata das medalhas.

“Foi recuperar o máximo para estar o melhor possível, mais concentrado e ‘limpo’, com boas sensações. Podia ter corrido melhor, sobretudo o início, mas estive bem e consegui a final”, regozijou-se.

Para a final de sábado, promete apenas “o melhor” de si, sem “certeza de classificação”, contudo, com o “objetivo de conseguir uma boa posição para Portugal”.

A menos de dois meses dos Jogos Olímpicos, Portugal, à semelhança de outras seleções, apresenta-se nos Europeus de canoagem com uma equipa reduzida, neste caso, a cinco elementos, mais dois na paracanoagem, nomeadamente Norberto Mourão, em KL2, e Alex Santos, em VL1.

Além de Pedro Casinha, estão na Hungria Fernando Pimenta, Kevin Santos, Gustavo Gonçalves e Iago Bebiano.