O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro, disse hoje à agência Lusa que o skatepark, no Fontelo, reabre na próxima semana, após uma requalificação de 20 mil euros que ditou o encerramento por 10 meses.

“Esta quinta-feira, dia 20, vai ser feita uma inspeção ao espaço e, após a burocracia que as obras nos obrigam, abriremos o espaço, ou seja, contamos para a semana ter o skatepark reaberto ao público”, adiantou Pedro Ribeiro.

Em declarações à agência Lusa, este responsável esclareceu que, “infelizmente as obras previstas para um mês prolongaram-se até agora”, uma vez que o espaço foi encerrado em agosto de 2023 com o objetivo de fechar por um mês para pintar.

“Mas, ao retirar a tinta para fazer um novo revestimento verificaram que o piso, por baixo, estava muito danificado, com muitas fendas, o que implicou uma outra empreitada para arranjar as fendas”, contou.

Pedro Ribeiro disse que, com a nova empreitada, “a obra acabou por se arrastar para novembro” e só depois é que foi possível “voltar ao inicialmente previsto, que era um novo revestimento”, num investimento de 20.000 euros.

“Essa aplicação, que é muito específica, obriga a determinadas condições, como a temperatura não poder baixar dos 12 graus e não haver humidade no ar, entre outras. O que não foi possível sendo inverno e no Fontelo onde há maior humidade”, disse.

O edil justificou que o parque “não foi, entretanto, aberto, para que não houvesse qualquer tipo de dano que viesse a implicar por parte do empreiteiro alguma reclamação ou recusa por não estar em condições”.

À agência Lusa o vereador indicou que “o novo revestimento ficou pronto em maio, aproximadamente, quando se conseguiram três semanas, sensivelmente, de calor para que o piso ficasse bom” e, antes da reabertura, “tem de passar pela inspeção”.

O vereador reforçou que a presença “dos peritos, na quinta-feira, no parque, para que seja passada a certificação que é obrigatória e, depois de toda a burocracia será reaberto ao público”, o que espera “ser já para a semana”.

Pedro Ribeiro acrescentou que uma abertura “mais oficial” poderá acontecer em julho, altura em que espera “já haja iniciativas da modalidade a acontecer até para valorizar este desporto, que é olímpico, e atrair novos praticantes”.

“Há um grupo de praticantes que são presença assídua no parque que foi desafiado a constituírem um clube para que também possam ter apoio da câmara para as suas iniciativas, até para de certa forma compensar esta ausência do espaço”, reconheceu.

No ano em que Viseu é cidade europeia de Desporto, Pedro Ribeiro sublinhou que “todas as modalidades desportivas, se devidamente organizadas, têm apoio da Câmara” para organizarem eventos.

“Sendo o skate uma modalidade olímpica temos agora um equipamento muito bom, é uma mais-valia, e é de todo o interesse termos todas as condições para os praticantes da modalidade e para atrair novos” atletas, assumiu Pedro Ribeiro.