Sérgio Pina tenta no sábado a reeleição à frente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), num ato eleitoral em que volta a concorrer frente a José Mário Cachada e que marca o regresso do ex-presidente Jorge Fernandes.

A eleição para o mandato entre 2024 e 2028, até ao final de novo ciclo olímpico, de Los Angeles2028, decorrerá na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP) entre as 15:00 e 18:00, com a votação a estar entregue a 60 delegados.

A escolha do novo presidente será imediata caso a votação recaia em 31 ou mais votos (mais de metade dos delegados) numa única lista. Caso isso não aconteça, será realizada uma segunda volta com os dois candidatos mais votados.

Sérgio Pina assumiu a liderança da FPJ em abril de 2023, ao derrotar José Mário Cachada, num escrutínio para um mandato parcial e que aconteceu poucos meses depois da destituição de Jorge Fernandes.

O anterior presidente, entre 2017 e 2022, de quem Sérgio Pina tinha sido vice-presidente, foi destituído em dezembro de 2022, após incompatibilidades ao abrigo do artigo 51 do Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Na assembleia eleitoral de sábado, Sérgio Pina lidera a candidatura da Lista A, José Mário Cachada da Lista B e Jorge Fernandes da Lista C, e se não existir uma maioria absoluta (mais de metade) haverá uma segunda volta.

A mesma, entre os dois candidatos mais votados, poderá decorrer no mesmo dia, se for essa a concordância dos delegados, ou noutra data, a convocar com 30 dias de antecedência.