O português Marco Meneses conquistou hoje a medalha de prata nos 100 metros costas S11, distância na qual tem duas medalhas em Mundiais, no penúltimo dia dos Europeus de natação paralímpica, que decorrem no Funchal.
O nadador do CRASTO – Castro Daire, cego total, cronometrou 1.08,07 minutos na prova, na qual o mais rápido foi o checo David Kratochvil (1.07,10) e o terceiro classificado foi o neerlandês Rogier Dorsman (1.08,09).
Marco Meneses, que tem praticamente assegurada a presença nos Jogos Paralímpicos Paris2024, garantiu ter dado tudo na final, na qual ficou aquém do seu recorde nacional da distância (1.07,55).
“De manhã, na eliminatória, nadei tranquilo, à tarde, vim com tudo, deu para a prata, foi muito bom”, disse Marco Meneses, lembrando que os adversários presentes foram praticamente os mesmos que teve nos Mundiais, em que conquistou o bronze e prata.
Marco Meneses, que no último dia de competição nada os 400 metros livres, considerou que a prata é uma motivação para os Jogos Paralímpicos, “onde os adversários vão ser os mesmos”.
A prata de Marco Meneses junta-se ao bronze conseguido na terça-feira por Diogo Cancela na prova dos 100 metros mariposa.
Os Europeus de natação paralímpica, que decorrem até sábado no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, juntam 427 atletas, entre os quais sete portugueses, oriundos de 51 países.
A competição, que tem categoria Open e, por isso, é aberta a atletas de países não europeus, assume particular importância nos rankings que ditarão a atribuição nominal das quotas para os Jogos Paralímpicos Paris2024, que se realizam entre 28 de agosto e 08 de setembro.
Comentários