O antigo nadador australiano John Konrads, que estabeleceu 26 recordes mundiais e foi campeão olímpico dos 1.500 livres nos Jogos Olímpicos Roma1960, morreu hoje, aos 78 anos, anunciou a federação de natação do seu país.
O presidente do organismo, o antigo nadador e campeão olímpico Kieren Perkins, descreveu Konrads como “uma figura inspiradora no desporto”.
“A história de John é bastante surpreendente. É uma história de resiliência e perseverança. Nos anos 50 e 60, dominou a natação australiana e alcançou jeitos sensacionais nas provas de estilo livre e grandes distâncias”, disse.
Aos 14 anos, Konrads foi reserva da equipa olímpica de natação australiana nos Jogos Olímpicos Melbourne1956, e quatro anos depois, em Roma, venceu uma medalha de ouro e duas de bronze.
Nascido em Riga, na Letónia, em 21 de maio de 1942, Konrads emigrou jovem para a Austrália, depois de ter vivido na Alemanha até 1949.
Konrads começou a nadar por influência do pai para recuperar da poliomielite, uma doença infantil, juntamente com a sua irmã Ilsa.
Depois de deixar a competição, continuou envolvido no movimento olímpico, tendo contribuído de forma importante para o sucesso da candidatura australiana aos Jogos Olímpicos Sydney2000.
Comentários