Os Jogos do Mediterrâneo Oran2022 arrancaram em 25 de junho e decorrem até quarta-feira, com mais de três mil atletas de 26 países diferentes, incluindo 159 portugueses em 20 disciplinas.
Rebelo, de 19 anos, bateu a espanhola Africa Zamorano, segunda com 2.11,48, e a turca Ekaterina Avramova, terceira com 2.12,72. Os 2.10,41 da nadadora do Louzan são um novo recorde nacional da distância.
A segunda melhor marca pessoal, a um décimo do máximo registo nacional que estabeleceu, deu o primeiro ouro da natação em Jogos do Mediterrâneo e o segundo ouro em Oran2022, depois de Rafael Reis (ciclismo).
Nascida na Ucrânia, é por Portugal que compete e participou nos Jogos Olímpicos do Rio2016 e de Tóquio2020, repetindo a presença nos Jogos do Mediterrâneo depois de ter sido 10.ª nos 400 metros livres e sétima nos 800 livres há quatro anos.
Os destaques desta sexta-feira vão para os 50 mariposa, com Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento, e os 200 mariposa, com Ana Catarina Monteiro e Mariana Cunha.
A portuguesa Angélica André terminou hoje na sétima posição a prova de 10 km de águas abertas dos Mundiais, com Mafalda Rosa a ser 12.ª em Budapeste, as melhores classificações de sempre de nadadores lusos em Mundiais.
Nadadora norte-americana cumpriu a prova em 8.08,04 minutos, batendo por mais de 10 segundos a australiana Kiah Melverton, segunda, e a italiana Simona Quadarella, terceira.
Nadadora norte-americana desmaiou no final do seu exercício a solo de natação artística nos Mundiais de Budapeste, quinta-feira, e foi resgatada do fundo da piscina pela sua treinadora Andrea Fuentes.
No domingo, a FINA dava conta de ter criado uma “categoria aberta” que impede as mulheres transexuais de competirem nas provas de elite feminina, caso não tenham completado a transição até aos 12 anos.
Cheila Vieira e Beatriz Gonçalves concluíram a competição no 16.º lugar, a 15,233 pontos das chinesas Liuyi Wang e Quianyi Wang (94,566), que obtiveram a melhor classificação entre os 33 duetos em competição.
Portugal encerrou assim a participação nas provas de natação pura, nas quais estava representado por José Paulo Lopes e por Diana Durães, que foi 11.ª classificada nas eliminatórias dos 1.500 metros.
Portugal terminou na 13.ª posição a ronda preliminar da prova de equipa técnica de natação artística dos Mundiais, que se estão a disputar em Budapeste, ficando a uma posição da final.
A nadadora portuguesa Diana Durães terminou hoje na 11.ª posição nas eliminatórias dos 1.500 metros femininos dos Mundiais de natação, que estão a decorrer em Budapeste.
O responsável da FPN lembrou que nove dos 10 nadadores portugueses que participaram na competição participaram em finais, e que foram batidos 10 recordes nacionais.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.