Os jogos de hoje do Mundial de râguebi, a decorrer em Inglaterra, não tiveram grande história, com a Austrália, a Irlanda e a Escócia a baterem os adversários por margens significativas.

A Austrália ‘abusou’ do Uruguai, que bateu por 65-3, com 31-3 ao intervalo, a Irlanda superou a Roménia por 44-10, já com 18-3 a meio, e a Escócia ganhou aos Estados Unidos por 39-16, depois de atingir os 40 minutos a perder (6-13).

Os norte-americanos ameaçaram a surpresa, com um ensaio de Titit Lamositele na primeira metade, mas, na segunda, os escoceses conseguiram cinco, sendo que o segundo, de Sean Maitland, foi o 100.º do Mundial de 2015.

Tim Visse, WP Nel, Matt Scott e Duncan Weir marcaram os restantes ensaios da Escócia, que já tinha batido o Japão (45-10) e lidera o Grupo B, com 10 pontos, contra sete da África do Sul e quatro de Samoa e dos nipónicos.

Por seu lado, e num Estádio de Wembley com 89.267 espetadores, um novo recorde em jogos do campeonato do Mundo, a Irlanda, que se estreara com um triunfo por 50-7 face ao Canadá, não deu hipóteses à Roménia.

Tommy Bowe e Keith Earls, ambos com dois ensaios, foram as figuras dos irlandeses, que ascenderam à liderança do Grupo D, com 10 pontos, contra nove da França, quatro da Itália e um do Canadá. Os romenos continuam a zero.

O jogo mais desequilibrado aconteceu em Birmingham, onde a Austrália bateu o Uruguai por 65-3, subindo ao comando do Grupo A. No primeiro embate, tinha batido Fiji por 28-13.

Os australianos conseguiram 11 ensaios, com Sean McMahon, Ben McCalman e Drew Mitchell a ‘bisar’, num embate em que Quade Cooper converteu cinco.

A Austrália soma os mesmos nove pontos do País de Gales, que já venceu a anfitriã Inglaterra, terceira colocada, com seis, e em risco de falhar os quartos de final.