França venceu hoje por 45-24 na visita ao País de Gales, em Cardiff, na quarta jornada do torneio das Seis Nações de râguebi, e ‘condenou’ os galeses a discutir a ‘colher de pau’ com a Itália.

Os ‘bleus’ reagiram da melhor forma ao surpreendente empate concedido na ronda anterior, frente à Itália (13-13), e igualaram a Escócia na terceira posição, com 11 pontos, mas sem hipóteses sequer matemáticas de ambicionar o título.

O País de Gales equilibrou as operações até ao intervalo (17-20), com ensaios de Rio Dyer (08 minutos), Tomos Williams (24) e ainda passou para frente com um terceiro toque de meta de Joe Roberts (42) no início da segunda parte.

Insuficiente, porém, para a reação francesa, que após os ensaios de Gaël Fickou (21) e Nolan Le Garrec (28), ainda na primeira parte, disparou no segundo tempo com os toques de meta de Georges-Henri Colombe (64), Romain Taofifenua (68) e Maxime Lucu (80), aos quais se somaram 20 pontos de Thomas Ramos, em quatro transformações e outras tantas penalidades.

Ao fim de quatro rondas, a Irlanda lidera com 16 pontos, seguida pela Inglaterra (12), Escócia (11), França (11), Itália (sete) e País de Gales (três).

A última jornada joga-se no sábado, com os encontros País de Gales-Itália, Irlanda-Escócia e França-Inglaterra.

A Irlanda precisa apenas de somar um ponto de bónus (marcar quatro ensaios ou perder por diferença igual ou inferior a sete pontos) para sagrar-se bicampeã do torneio.