A seleção portuguesa deu hoje um importante passo rumo ao título do Rugby Europe Trophy, ao vencer na Holanda por 18-5, em partida da segunda jornada do segundo escalão europeu.

Com dois ensaios, contra apenas um dos holandeses, os ‘lobos' igualaram a equipa ‘laranja’ no comando da competição, com nove pontos, mas têm menos um jogo disputado.

Numa partida marcada pelo forte vento que se fez sentir em Amesterdão, Portugal chegou ao intervalo a vencer por 6-0, graças a duas penalidades de Jorge Abecasis, resultado escasso para o enorme domínio territorial conseguido pela equipa de Martim Aguiar, que apenas no capítulo da formação ordenada revelou algumas dificuldades em comparação com o adversário.

Na segunda parte, e apesar de os holandeses começarem onde nunca haviam estado, nos últimos cinco metros de terreno português, por culpa de um erro defensivo nacional na reposição de bola holandesa, Portugal conseguiu ser mais acutilante e logrou romper por diversas vezes a linha de vantagem ‘laranja'.

Foi assim que Rodrigo Marta assinou o primeiro ensaio português (66 minutos), antes de Martim Cardoso fechar as contas nacionais (79), com um ensaio transformado por Jorge Abecasis.

Com o triunfo no ‘bolso', Portugal consentiu o ensaio de honra à Holanda (90+4 minutos), insuficiente para qualquer ponto de bónus do rival, já depois de José Rebelo de Andrade e Dirk Danen verem cartão amarelo (80+3) por picardias desnecessárias.