A portuguesa Francisca Veselko conquistou hoje o título mundial de surf para juniores, em San Diego, nos Estados Unidos, batendo na final a norte-americana Sawyer Lindblad.
A jovem lusa, de 19 anos, que recebeu um ‘wild card’ (convite) para o campeonato que definiu a campeã júnior da Liga Mundial de Surf (WSL), obteve na bateria decisiva, e bastante disputada, um total de 12,47 pontos (7,00 e 5,47), superando a rival, que marcou 12,33 (6,50 e 5,83).
A surfista de Carcavelos, campeã portuguesa em 2021, é a primeira surfista feminina lusa a alcançar o título mundial júnior, o mesmo feito que Vasco Ribeiro conseguiu, no quadro masculino, em 2014.
"Quero agradecer o convite e a oportunidade que me foi dada. Tinha um sentimento especial desde o início do campeonato e pensava que tudo ia correr bem. Estava confiante. Na final caí na primeira onda, mas voltei para fora e continuei a lutar. E consegui!", lançou 'Kika' Veselko na entrevista rápida à WSL logo após a final.
Para além do título mundial da categoria, a atleta qualificou-se automaticamente para as Challenger Series de 2023, que dão acesso ao circuito principal da WSL em 2024.
"Quero agradecer à minha família, aos meus patrocinadores e ao meu treinador, Rodrigo Sousa, que veio de Portugal para me apoiar", sublinhou Francisca Veselko, que superou o registo da compatriota Teresa Bonvalot nesta prova, que, no Mundial de 2015, na Ericeira, tinha conseguido o terceiro posto final.
Comentários