O primeiro dia do Pro Santa Cruz de surf, em Torres Vedras, fechou com seis dos 11 atletas lusos que ontem foram para a água a garantirem a passagem à próxima ronda, de um total de 20 portugueses inscritos.

Na primeira ronda (ronda dos 120), avançaram os dois surfistas lusos em prova, Martim Carrasco e Eduardo Fernandes (que perdeu na fase seguinte), depois, na ronda dos 116, Henrique Pyrrait e Matias Canhoto avançaram, enquanto Sidney Guimarães e Martim Fortes perderam.

Na terceira ronda (ronda dos 96), ainda incompleta (disputaram-se apenas 12 das 16 baterias), Henrique Pyrrait, Guilherme Fonseca e Matias Canhoto também seguiram em frente, ao contrário de José Ribeiro e Francisco Mittermayer.

O Pro Santa Cruz começou esta quarta-feira, na praia do Norte, em Santa Cruz, sendo a 5.ª etapa do circuito de qualificação (Qualification Series)) da Liga Mundial de Surf (WSL), que determina quem são os surfistas que vão obter as vagas europeias de qualificação para o circuito Challenger Series 2024 (que dá acesso à elite mundial).

Com período de espera até ao próximo domingo, esta é uma prova de 3.000 pontos, na vertente masculina, e no total conta com a participação de mais de 100 atletas, entre eles 20 portugueses, com destaque para Frederico Morais, ex-top mundial que ocupa atualmente o quinto posto das Challenger Series.