Gael Monfils anunciou esta quarta-feira que a próxima temporada será a sua última, pendurando depois as raquetes no final de 2026.

"Peguei numa raquete pela primeira vez aos dois anos e meio, e iniciei a minha carreira profissional aos 18. Neste momento, numa situação em que celebrei o meu 39.º aniversário no mês passado, quero anunciar que o próximo ano será o meu último como tenista profissional. A oportunidade de transformar a minha paixão numa profissão é um privilégio que valorizei em cada jogo e em cada momento da minha carreira de 21 anos. Embora este desporto signifique tudo para mim, decidi retirar-me no final da temporada de ténis de 2026", escreveu Monfils nas redes sociais.

Na mesma mensagem, o tenista francês, atual número 53 do ranking ATP, e que chegou a ser 6.º na hierarquia mundial, agradeceu ainda aos fãs, aos amigos Jo-Wilfried Tsonga, Richard Gasquet e Gilles Simon, e ainda a toda a sua família.

Elina Svitolina, também ela tenista e esposa de Monfils, com quem tem uma filha, comentou de pronto a mensagem. "Mal posso esperar para começarmos um novo capítulo juntos. Amamos-te!".

Monfils conta com 13 títulos ATP conquistados ao longo da carreira, mas nunca chegou a uma final de um torneio do Grand Slam, tendo chegado às meias-finais de Roland Garros em 2008 e do US Open em 2016.