Os tenistas portugueses Gastão Elias e Pedro Araújo contrariaram na terça-feira todos os prognósticos e eliminaram o britânico Daniel Evans e o italiano Gianluca Mager, respetivamente, para assegurar a qualificação para a segunda ronda do Indoor Oeiras Open 2.

Na nave dos courts cobertos do Jamor, o tenista da Lourinhã precisou de duas horas e 38 minutos para impor o seu jogo e levar a melhor sobre o adversário, também de 34 anos, em três equilibrados sets, decididos com os parciais de 6-4, 5-7 e 7-5.

Ao afastar o jogador inglês, que chegou a atingir o 21.º lugar do ranking ATP em 2023 e atualmente figura no 167.º posto, o número cinco nacional e 372.º mundial somou a primeira vitória da temporada, ficando agora a aguardar pelo vencedor do encontro entre o peruano Ignacio Buse (236.º ATP) e o canadiano Alexis Galarneau (198.º ATP) para conhecer o próximo adversário.

Assim como Gastão Elias, o compatriota Pedro Araújo (419.º ATP) também fez as honras da casa, contrariando o favoritismo do transalpino Mager (228.º ATP, mas antigo 62.º) em três parciais, por 3-6, 6-4 e 6-4, ao fim de duas horas e dois minutos.

Graças à estreia vitoriosa, ao quinto triunfo num quadro principal de um ATP Challenger Tour, o lisboeta, de 22 anos, foi o primeiro tenista português a garantir o acesso à segunda ronda do Indoor Oeiras Open, torneio de categoria 100 do circuito secundário, tendo agora duelo agendado com o suíço Alexander Ritschard (118.º ATP).

Já o algarvio Tiago Pereira (514.º ATP), que havia ultrapassado a fase de qualificação, foi derrotado na ronda inaugural pelo também ‘qualifier’ turco Ergi Kirkin (285.º ATP) em dois sets, pelos parciais de 7-6 (7-1) e 6-3.

Henrique Rocha (174.º ATP, vindo diretamente do ‘qualifying’ do Open da Austrália) entra quarta-feira em ação no segundo torneio português do ano do ATP Challenger Tour, frente ao francês Robert Bertrand (266.º ATP), nunca antes das 12:55 horas, no court 1, onde vai jogar de seguida Frederico Silva contra o cazaque Denis Yevseyev.