O tenista português João Sousa, que venceu domingo, em Guimarães, o quinto “challenger” da carreira, subiu hoje ao 90.º lugar do “ranking” mundial, ficando a quatro posições da melhor classificação de sempre.

Na final de domingo, João Sousa bateu o romeno Marius Cipoli, por 6-3 e 6-0, reforçando o palmarés em troféus do segundo escalão do circuito profissional, depois dos conquistados em Furth, na Alemanha, em 2011 e 2013, em Tampere, na Finlândia, no ano passado, e em Mersin, na Turquia, também em 2012.

Na contabilidade portuguesa no WTA Tour, Michelle de Brito, que acaba de assegurar a entrada no quadro principal do torneio de Washington, mantém o estatuto de número um portuguesa e o lugar 111 da classificação mundial.

Já Maria João Koehler, derrotada domingo na final do torneio ITF (segundao escalão) de Astana (Cazaquistão), onde defendia o título, sofreu uma queda de 15 lugares no “ranking”, surgindo na lista de hoje na posição 139.

As classificações dos dois circuitos profissionais não sofreram alterações entre a elite do top-10, com o sérvio Novak Djokovic e a norte-americana Serena Williams e manterão as respetivas lideranças no ATP e WTA, respetivamente.