A seleção portuguesa feminina de ténis estreou-se com um triunfo sobre a Letónia, por 3-0, na primeira jornada da ‘poule’ D do Grupo I da Zona Europa/África da Billie Jean King Cup.

No primeiro encontro do dia em Vilnius, Matilde Jorge, 277.ª do ranking WTA, impôs-se com dificuldade a Beatrise Zeltina, 988.ª, por 6-4, 3-6 e 7-5, em duas horas e 29 minutos.

Com o triunfo de Portugal à distância de um triunfo no segundo encontro de singulares, Francisca Jorge, 253.ª, derrotou a jogadora mais cotada das letãs, Darja Semenistaja (131.ª), por 6-3 e 6-4, em uma hora e 27 minutos.

Com o triunfo já assegurada, a capitã lusa, Neuza Silva, decidiu poupar as irmãs Jorge, lançando Angelina Voloshchuk e Inês Murta, com a Letónia a também abdicar das suas melhores tenistas, com Diana Marcinkevica e Keisija Berzina a substituírem Zeltina e Semenistaja.

A dupla lusa impôs-se por 6-3 e 6-4, em uma hora e 11 minutos, dando um importante triunfo por 3-0 a Portugal, que é 41.º do ranking da competição, nove lugares abaixo da Letónia.

Na quarta-feira, Portugal defronta a Croácia, que derrotou a Áustria, por 2-1, com os dois primeiros classificados do grupo a disputarem o play-off de promoção, com o último classificado a jogar a manutenção.