Palacio de Deportes José María Martín Carpena, em Málaga, Espanha.Ao fim de 47 anos, após a primeira vitória em 1976, a equipa transalpina, liderada por Jannik Sinner, voltou a erguer a ‘saladeira’ e a suceder ao Canadá, campeão em 2022, no palmarés da prova centenária.
Será a quinta vez na história que Portugal jogará os play-offs de qualificação para a fase final da histórica competição e frente à Finlândia, que este ano alcançou pela primeira vez as meias-finais.
Na final, agendada para domingo, a partir das 15:00 (em Lisboa), a formação capitaneada por Filippo Volandri vai tentar conquistar pela segunda vez, em oito tentativas, a ‘saladeira’.
Na sexta-feira, disputa-se a primeira meia-final, entre a Austrália, finalista em 2022, e a Finlândia, que afastou o campeão Canadá nos quartos de final.
Nas meias-finais, a Austrália, que procura o primeiro título desde 2003, vai defrontar a Finlândia, que na terça-feira afastou o Canadá, que era o detentor do troféu.
Sem os dois números um em campo - o canadiano Felix Auger-Aliassime (29.º do ranking mundial) e o finlandês Emil Ruusuvuori (69.º) estão com problemas físicos -, foi o experiente Milos Raonic (318.º) a dar o primeiro ponto ao Canadá.
O sérvio, de 36 anos, conseguiu a sétima vitória da carreira na prova que fecha a temporada, depois de 2008, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2022, e é o novo recordista de triunfos das ATP Finals, desempatando com o suíço Roger Federer, que tem seis
No primeiro encontro da jornada de hoje, o tenista de Belgrado, de 36 anos, precisou de três sets para levar a melhor diante do ‘alternate’ polaco Hubert Hurkacz.
Único tenista português a vencer torneios ATP em singulares, João Sousa, de 34 anos, vai agora defrontar o canadiano Alexis Galarneau, 187.º do mundo e sétimo pré-designado.
Jannik Sinner registou hoje a primeira vitória da carreira frente a Djokovic, que lidera o confronto direto (3-1), e passou a comandar isolado o Grupo Verde.
Apesar da derrota na abertura, Carlos Alcaraz, ausente do torneio em 2022 por estar lesionado, assim como Zverev, ainda pode garantir a qualificação para as meias-finais e tornar-se no mais jovem campeão da prova desde Pete Sampras em 1991.
Depois da vitória inédita da seleção masculina há um ano na Taça Davis, em Málaga, foi a vez da equipa feminina fazer a festa em solo espanhol, desta feita em Sevilha, onde alcançou o título de 2023 da Billie Jean King Cup.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.