
Oficializou-se o que já se esperava: As equipas da 'Red Bull Racing' e 'Racing Bulls (RB)' confirmaram nas redes sociais as trocas entre Liam Lawson e Yuki Tsunoda e já para o Grande Prémio do Japão.
O neozelandês 'caiu' para 'Racing Bulls' face aos dois grandes prémios muito mal conseguidos ao comando do seu RB21.
"Foi uma decisão puramente desportiva. Chegamos a esta temporada com duas ambições: revalidar o título de piltotos e recuperar o de construtores", defendeu Christian Horner, chefe da equipa. Já Helmut Marko, assessor da gigante austríaco, afirmou mesmo que "foi um erro" a subida de Lawson à primeira equipa.
Em entrevista à 'OE24', Marko considera que o neozelandês demonstrou" muito pouco" e por isso é natural a despromoção para a segunda equipa. "Na Austrália houve uma falha no turbo na terceira sessão de treinos e ele sentiu a falta dos quilometros que não fez por causa disso. "Precisamos de um segundo piloto forte, mesmo que seja apenas por razões tática da equipa".
Por outro lado, também explicou que a inconsistência de Yuki Tsunoda levou a que Liam fosse colocado como colega de equipa de Max Verstappen. "O Yuki era demasiado inconsistente. Por isso elegemos o Lawson, numa decisão que foi unanime. Mas devido à pressão não conseguiu cumprir e entrou numa espiral descendente. Foi como um lutador de boxe que sofreu um ko", atirou Marko.
O conselheiro da equipa austríaca também reconhece que o carro neste momento é muito difícil de dominar, razão levou à realização de uma reunião de última hora após o GP da China. "O principal objetivo desta reunião é que o Max se sente com os técnicos e revejam os passos. Os desejos e críticas do Max devem ser abordados com toda a calma", assinalou.
Helmut também respondeu às palavras de Lawson que disse que os Racing Bulls são mais fáceis de conduzir que os bólides da 'equipa mãe'. "É certo que o RB21 é difícil de conduzir, e o Racing Bull é mais fácil de lidar numa volta de qualificação. Contudo, numa corrida está muito atrás do Red Bull Racing", atirou.
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