A edição 2024 da Fórmula 1 chega à Ásia, com o Grande Prémio do Azerbaijão, 17.ª carreira da temporada. A prova que habitualmente se disputava entre abril e junho, foi desviada para setembro, no esforço da FIA de ter um calendário mais homogéneo no que a viagens diz respeito. A Fórmula 1 chegou a Baku em 2016 e por cá tem permanecido, a excepção de 2020, ano em que não se realizou devido a COVID-19.
A luta pelos mundiais de piloto e de construtores está ao rubro, com a queda da Red Bull e do tricampeão Max Verstappen e o renascimento da McLaren. A Ferrari já mostrou que pode ganhar em qualquer pista como fez no último GP em Itália, a Mercedes também tem vindo a evoluir. Faltam apenas 8 corridas para o final da época.
Max Verstappen (Red Bull) chega a Baku na liderança do Mundial de Pilotos, com 303 pontos, mais 62 do que Lando Norris (McLaren), que tem 241. Charles Leclerc (Ferrari) é terceiro com 2017, à frente de Oscar Pistri da McLaren (197 pontos), Carlos Sainz da Ferrari (184) e Lewis Hamilton da Mercedes (164). O neerlandês tem vindo a sofrer nas últimas provas, tentando minimizar os estragos, face ao crescimento da McLaren, a melhor equipa do momento. A escuderia britânica ainda não definiu quem é o piloto principal, entre Norris e Piastri, e isso pode sair-lhes caro no final do ano. Para já, vão dominando em pista.
Max Verstappen não ganha há seis corridas (desde o GP de Espanha, a 23 de junho), depois de ter dominado de uma ponta a outra o campeonato de 2023, com vários recordes, incluindo de pontos e triunfos.
Ao rubro está o Mundial de Construtores, com a Red Bull a segurar a liderança por oito pontos. Tem 446 contra os 438 da McLaren, que é segunda, enquanto a Ferrari é terceira, com 407. A Mercedes está muito longe, com apenas 292 pontos. Já fora da corrida, aparece a Aston Martin, 74.
Sobre os pilotos, a novidade será a presença de Oliver Bearman no lugar de Kevin Magnussen na Haas. Kevin Magnussen foi castigado com uma corrida de suspenso por ter atingido o limite de pontos de penalização na Super Licença durante o GP de Itália. Bearman fará em Baku a sua segunda corrida na Fórmula 1, depois de ter corrido pela Ferrari no GP da Arábia Saudita em março deste ano, em substituição de Carlos Sainz, que tinha sido operado a uma apendicite.
Horários do GP do Azerbaijão
Ao contrário dos últimos Grandes Prémios, a corrida realiza-se duas horas mais cedo do que o habitual. A prova principal está agendada para domingo às 12h00, hora de Portugal continental, numa pista onde não se espera sol. A qualificação será no sábado, às 13h00.
Horários do GP do Azerbaijão
sexta-feira, 13 de setembro
Treino livre 1 10:30 – 11:30
Treino Livre 2 14:00 – 15:00
sábado, 14 de setembro
Treino Livre 3 09:30 – 10:30
Qualificação 13:00 – 14:00
domingo, 15 de setembro
Corrida 12:00
Que tipo de pista é Baku?
O Azerbaijão recebe uma das corridas citadinas do Grande Circo. A pista de Baku é mista, com uma primeira parte lenta, de muitas curvas, na parte velha da cidade, e uma segunda de retas para a velocidade pura.
Aqui é importante ter um carro equilibrado, com boa tração, afinado para aguentar as travagens na primeira parte do circuito, como é o caso dos Red Bulls. Depois aparece o último sector, onde é preciso velocidade, principalmente a seguir a curva 16, antes do ponto de detenção de DRS, na reta da meta, com os seus 2.220 metros, a mais longa do campeonato. Baku é a segunda pista mais longa do calendário, apenas batido por Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Para este GP, a FIA anunciou algumas mudanças que poderão ser decisivas e levar a uma corrida emocionante, com ultrapassagens na reta da meta. Assim, a principal zona de detenção do DRS antes da longa reta da meta foi recuada, o que irá permitir aos pilotos abrir o DRS 347 metros após a curva 20, em vez dos 447 metros do ano passado. A segunda zona DRS, que começa na saída da curva 2, teve também uma pequena alteração: foi encurtada em dois metros.
Caraterísticas da pista de Baku
Número de voltas: 51
Cumprimento da pista: 6,006 km
Distância de prova: 306.306 km
Curvas: 20 (12 para a esquerda e 8 para a direita)
Reta mais longa: 2.200 m
Pole mais rápida: Charles Leclerc (Ferrari) 1min 40s 203 em 2023
Volta mais rápida: Charles Leclerc (Ferrari) 1min 43s 009 em 2019
Piloto com mais vitórias: México Sergio Perez da Red Bull (2)
Equipa com mais triunfos: Red Bull (4)
Última 'pole position': Charles Leclerc (Ferrari) 1min 40s 203
Volta mais rápida em 2023: George Russell (Mercedes) 1min 43s 370
Nos seis anos de Grandes Prémios em Baku, houve quatro pilotos a vencer. Serio Pérez foi o único a faze-lo duas vezes, num circuito onde Valteri Bottas, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Max Verstappen também já venceram. Charles Leclerc conseguiu a 'pole' em três ocasiões, mas nunca venceu. Se a Red Bull soma quatro triunfos, a Ferrari domina nas 'poles' (4), embora sem nunca ter vencido.
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