A edição 2024 da Fórmula 1 chega à Ásia, com o Grande Prémio do Azerbaijão, 17.ª carreira da temporada. A prova que habitualmente se disputava entre abril e junho, foi desviada para setembro, no esforço da FIA de ter um calendário mais homogéneo no que a viagens diz respeito. A Fórmula 1 chegou a Baku em 2016 e por cá tem permanecido, a excepção de 2020, ano em que não se realizou devido a COVID-19.

A luta pelos mundiais de piloto e de construtores está ao rubro, com a queda da Red Bull e do tricampeão Max Verstappen e o renascimento da McLaren. A Ferrari já mostrou que pode ganhar em qualquer pista como fez no último GP em Itália, a Mercedes também tem vindo a evoluir. Faltam apenas 8 corridas para o final da época.

Max Verstappen (Red Bull) chega a Baku na liderança do Mundial de Pilotos, com 303 pontos, mais 62 do que Lando Norris (McLaren), que tem 241. Charles Leclerc (Ferrari) é terceiro com 2017, à frente de Oscar Pistri da McLaren (197 pontos), Carlos Sainz da Ferrari (184) e Lewis Hamilton da Mercedes (164). O neerlandês tem vindo a sofrer nas últimas provas, tentando minimizar os estragos, face ao crescimento da McLaren, a melhor equipa do momento. A escuderia britânica ainda não definiu quem é o piloto principal, entre Norris e Piastri, e isso pode sair-lhes caro no final do ano. Para já, vão dominando em pista.

Max Verstappen não ganha há seis corridas (desde o GP de Espanha, a 23 de junho), depois de ter dominado de uma ponta a outra o campeonato de 2023, com vários recordes, incluindo de pontos e triunfos.

Ao rubro está o Mundial de Construtores, com a Red Bull a segurar a liderança por oito pontos. Tem 446 contra os 438 da McLaren, que é segunda, enquanto a Ferrari é terceira, com 407. A Mercedes está muito longe, com apenas 292 pontos. Já fora da corrida, aparece a Aston Martin, 74.

Sobre os pilotos, a novidade será a presença de Oliver Bearman no lugar de Kevin Magnussen na Haas. Kevin Magnussen foi castigado com uma corrida de suspenso por ter atingido o limite de pontos de penalização na Super Licença durante o GP de Itália. Bearman fará em Baku a sua segunda corrida na Fórmula 1, depois de ter corrido pela Ferrari no GP da Arábia Saudita em março deste ano, em substituição de Carlos Sainz, que tinha sido operado a uma apendicite.

Classificação do Mundial de Fórmula 1, antes do GP do Azerbaijão
Classificação do Mundial de Fórmula 1, antes do GP do Azerbaijão Classificação do Mundial de Fórmula 1, antes do GP do Azerbaijão

Horários do GP do Azerbaijão

Ao contrário dos últimos Grandes Prémios, a corrida realiza-se duas horas mais cedo do que o habitual. A prova principal está agendada para domingo às 12h00, hora de Portugal continental, numa pista onde não se espera sol. A qualificação será no sábado, às 13h00.

Horários do GP do Azerbaijão

sexta-feira, 13 de setembro

Treino livre 1 10:30 – 11:30

Treino Livre 2 14:00 – 15:00

sábado, 14 de setembro

Treino Livre 3 09:30 – 10:30

Qualificação 13:00 – 14:00

domingo, 15 de setembro

Corrida 12:00

Que tipo de pista é Baku?

O Azerbaijão recebe uma das corridas citadinas do Grande Circo. A pista de Baku é mista, com uma primeira parte lenta, de muitas curvas, na parte velha da cidade, e uma segunda de retas para a velocidade pura.

Aqui é importante ter um carro equilibrado, com boa tração, afinado para aguentar as travagens na primeira parte do circuito, como é o caso dos Red Bulls. Depois aparece o último sector, onde é preciso velocidade, principalmente a seguir a curva 16, antes do ponto de detenção de DRS, na reta da meta, com os seus 2.220 metros, a mais longa do campeonato. Baku é a segunda pista mais longa do calendário, apenas batido por Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Para este GP, a FIA anunciou algumas mudanças que poderão ser decisivas e levar a uma corrida emocionante, com ultrapassagens na reta da meta. Assim, a principal zona de detenção do DRS antes da longa reta da meta foi recuada, o que irá permitir aos pilotos abrir o DRS 347 metros após a curva 20, em vez dos 447 metros do ano passado. A segunda zona DRS, que começa na saída da curva 2, teve também uma pequena alteração: foi encurtada em dois metros.

Pneus para o GP do Azerbaijão
Pneus para o GP do Azerbaijão Pneus para o GP do Azerbaijão créditos: F1

Caraterísticas da pista de Baku

Número de voltas: 51

Cumprimento da pista: 6,006 km

Distância de prova: 306.306 km

Curvas: 20 (12 para a esquerda e 8 para a direita)

Reta mais longa: 2.200 m

Pole mais rápida: Charles Leclerc (Ferrari) 1min 40s 203 em 2023

Volta mais rápida: Charles Leclerc (Ferrari) 1min 43s 009 em 2019

Piloto com mais vitórias: México Sergio Perez da Red Bull (2)

Equipa com mais triunfos: Red Bull (4)

Última 'pole position': Charles Leclerc (Ferrari) 1min 40s 203

Volta mais rápida em 2023: George Russell (Mercedes) 1min 43s 370

Nos seis anos de Grandes Prémios em Baku, houve quatro pilotos a vencer. Serio Pérez foi o único a faze-lo duas vezes, num circuito onde Valteri Bottas, Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Max Verstappen também já venceram. Charles Leclerc conseguiu a 'pole' em três ocasiões, mas nunca venceu. Se a Red Bull soma quatro triunfos, a Ferrari domina nas 'poles' (4), embora sem nunca ter vencido.

Fórmula 1: Pista de Baku
Fórmula 1: Pista de Baku Fórmula 1: Pista de Baku