O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou hoje a 10.ª pole position da temporada em 17 corridas, ao ser o mais rápido na qualificação para a corrida principal do Grande Prémio do Qatar de Fórmula 1.

Esta é uma das seis corridas da temporada com uma corrida sprint ao sábado, pelo que esta sexta-feira disputou-se a qualificação para a corrida de domingo.

Max Verstappen fez a melhor volta em 1.23,778 minutos, deixando o britânico George Russell (Mercedes) a 0,441 segundos, com o também britânico Lewis Hamilton (Mercedes) em terceiro, a 0,527.

O bicampeão mundial, que pode conquistar o terceiro título já na corrida sprint de sábado, nem precisou de uma segunda tentativa de volta rápida para deixar a concorrência a meio segundo.

Verstappen cometeu um erro na sua segunda tentativa e abortou a volta.

Pior conseguiram Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, que saíram com as quatro rodas do traçado qatari e viram as suas melhores voltas anuladas.

Assim, perderam o segundo e o quarto lugar, respetivamente. Oscar Piastri caiu para sexto e Lando Norris vai largar do 10.º lugar.

O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) voltou a aproximar-se dos lugares cimeiros depois do apagão das últimas corridas e sai do quarto lugar da grelha, na frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

Sábado disputa-se o shoot out (qualificação) para a corrida sprint, que também está prevista para sábado, e que pode consagrar Max Verstappen campeão mundial, quando faltam cinco provas para o final da temporada.

Ao piloto neerlandês faltam apenas três pontos, o que implica ser apenas sexto classificado na corrida sprint, caso o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), segundo do campeonato, vença.

Uma classificação inédita para Verstappen, que esta temporada tem como pior resultado um quinto lugar, em Singapura.

*Artigo atualizado às 22h00