Cinco anos depois, o circuito do Xangai voltou a receber uma corrida de Fórmula 1. Depois na vitória na sprint e da pole position, Max Verstappen venceu o Grande Prémio da China e fortalece assim a sua liderança no mundial de pilotos, alcançando a 26.ª vitória num circuito diferente, em título de curiosidade, no calendário deste ano o piloto neerlandês apenas não venceu em Singapura.
Por sua vez, Lando Norris, o piloto do dia, conquistou o seu oitavo segundo lugar em Xangai e voltou a dar um pódio à McLaren na China, uma vez que, não conseguia um pódio desde o início da era de híbridos na Fórmula 1, com o último pódio a ser conquistado em 2012, com Jenson Button e Lewis Hamilton como dupla de pilotos da equipa de Woking.
O terceiro lugar acabou por ser ocupado pelo Red Bull de Sérgio Peréz, que conseguiu permanecer à frente dos dois Ferrari de Chales Leclerc e Carlos Sainz.
A corrida
Com um início de corrida calmo, apenas com Fernando Alonso a ameaçar a liderança de Max Verstappen, apesar de sem sucesso, o piloto da Aston Martin ainda conseguiu segurar a segunda posição durante as primeiras voltas, contudo, o mesmo viria a perder, inclusive, o terceiro lugar para Lando Norris da McLaren.
Há volta 21, Valterri Bottas acabou por travar tarde e perder o motor do seu Stake Sauber, obrigando a um Virtual Safety Car que acabou por beneficiar Lando Norris e Charles Leclerc que conseguiram ir à box pela primeira vez na corrida com uma paragem mais curta que o habitual. Também Lance Stroll e Lewis Hamilton aproveitaram para ir à box pela segunda vez e montar novos pneus duros.
Contudo, a dificuldade em desengatar o carro de Bottas levou a um Safety Car o que permitiu a grande parte dos pilotos a fazer a sua segunda pitstop, como foi o caso de Max Verstappen e Sérgio Pérez com um double stack.
Seis voltas depois de bandeira amarela, virtual safety car e safety car, novo incidente desta feita com Lance Stroll a atingir a traseira do carro de Daniel Ricciardo e como um desastre não vem só para os RB... Yuki Tsunoda acabou por ser atingido pelo Haas de Kevin Magnussen e novamente safety car em pista.
O piloto da Haas, assim como Lance Stroll acabaram por ser penalizados por causa das duas colisões, em 10 segundos, já Logan Sargeant foi penalizado também em 10 segundos por não ter respeitado as regras do primeiro safety car. Com a sequência de paragens e acidentes acabou por existir três abandonos para os dois RB e, claro, o Stake Sauber de Valterri Bottas.
A luta continuava acesa ao que o pódio diz respeito com Lando Norris a conseguir ganhar algum tempo aos Ferrari de Charles Leclerc e ao Red Bull de Sérgio Peréz, que acabaria por passar o piloto monegasco e ia à procura do segundo lugar do britânico da McLaren, mas sem sucesso, muito devido à grande corrida de Norris.
Uma das surpresas da qualificação - más surpresas - da qualificação tinha sido Lewis Hamilton que partiu do 18.º lugar não conseguiu ganhar muitas posições com os pneus macios no início da corrida, mas com os safety car conseguiu subir aos pontos e terminar no 9.º lugar.
Guanyu Zhou, o homem da casa, apesar de ter terminado fora dos pontos, no 14.º lugar, teve direito a uma homenagem emocionante do público chinês presente no circuito.
Comentários