O piloto japonês Ai Ogura é o substituto do português Miguel Oliveira aos comandos da Yamaha da equipa norte-americana Trackhouse no Mundial de velocidade de motociclismo, a partir de 2025, anunciou hoje o organizador da competição.

“É oficial. Os pilotos da Trackhouse Racing MotoGP em 2025 e 2026 serão Ai Ogura e [o espanhol] Raul Fernández”, informa o sítio oficial do MotoGP na Internet, adiantando que o japonês assinou contrato por dois anos com a equipa norte-americana.

Ogura, de 23 anos, segundo classificado no Mundial de Moto2 (categoria abaixo do MotoGP), com duas corridas ganhas em 2024, ocupará o lugar de Miguel Oliveira, que já admitiu existir uma “grande probabilidade de não correr com uma Aprilia no próximo ano”.

“De momento, há uma grande probabilidade de não pilotar uma Aprilia na próxima temporada”, revelou o português em 01 de agosto, considerando “muito atrativo” o projeto da equipa Pramac, que terá duas Yamaha oficiais a partir de 2025, e adiantando que as negociações estão “a progredir bem”.

Miguel Oliveira, de 29 anos, integra a equipa norte-americana Trackhouse, satélite da Aprilia e herdeira da RNF, extinta no final da temporada passada, ocupando atualmente o 13.º lugar no Mundial da categoria rainha.

O piloto luso chegou à MotoGP em 2019, com a Tech3 da KTM, da qual saltou para a equipa oficial em 2021, antes de assinar pela RNF em 2023.