Depois de uma semana marcada pela emoção das competições europeias, vem aí mais um fim de semana de grandes jogos nas principais Ligas de futebol da Europa. São muitos os encontros que prometem grande espetáculo e que certamente farão as delícias de todos aqueles que vibram com o desporto-rei e com a incerteza dos resultados.
E um deles, este sábado, será na I Liga portuguesa, com primeiro e segundo da tabela frente a frente. No Estádio do Dragão, o FC Porto, segundo classificado, vai receber o Sporting, líder da classificação com dez pontos de vantagem sobre os dragões. Será o jogo oficial número 239 entre as duas equipas e o histórico é ligeiramente favorável aos azuis e brancos: 86 vitórias, contra 83 dos verdes e brancos.
Esta época, porém, as duas equipas já se defrontaram por duas vezes e os dragões não venceram nenhum: empate 2-2 em Alvalade para a I Liga, vitória (com direito a cambalhota no marcador) dos leões nas meias-finais da Taça da Liga. Essa foi, contudo, a única vitória do Sporting (sem contar com desempates por penáltis) sobre o rival nortenho nos últimos oito jogos entre os dois emblemas.
E, a jogar no Estádio do Dragão, o Sporting saiu derrotado de seis das últimas sete partidas (incluindo as últimas cinco). A última vitória fora dos leões sobre o FC Porto foi ha já quase cinco anos, datando do início de abril de 2016. Mas se estes dados podem conferir algum favoritismo ao conjunto azul e brnaco, um olhar para a forma recente das duas equipas fazer pensar duas vezes. É que o Sporting segue ainda invicto na I Liga esta temporada e vem de oito vitórias seguidas no conjunto de todas as competições, sofrendo apenas dois golos nessas oito partidas.
Já o FC Porto só ganhou dois dos últimos seis encontros que jogou em todas as provas e, para a I Liga. Para já, ainda assim, as odds, em Bet.pt, conferem vantagem à equipa de Sérgio Conceição. Será que Rúben Amorim e os seus pupilos vão conseguir continuar a surpreender e contrariar esse favoritismo?
Mas não é só em Portugal que teremos grandes jogos este fim de semana. Em Inglaterra, como é hábito, também há espetáculo garantido em mais um embate entre dois dos dos principais clubes da Premier League, com o Chelsea a receber o Manchester United a partir das 16h30 de domingo. Frente a frente estarão, respeticamente, quinto e segundo da tabela classificativa, com seis pontos a separarem as duas equipas na tabela. Os londrinos, porém, atravessam uma boa fase desde a chegada do novo treinador, Thomas Tuchel, e não perdem para a Liga inglesa há seis jogos (quatro vitórias e dois empates). Já o United, nessas seis jornadas só somou duas vitórias (além de três empates e uma derrota).
Será o 187.º jogo entre as duas equipas e a vantagem, no histórico de confrontos, é claramente favorável ao conjunto de Manchester, que somou 78 vitórias contra apenas 54 dos londrinos. E mesmo com o Chelsea como anfitrião, os registos históricos mostram supremacia do United (36 vitórias, contra 30 dos 'blues'). Além disso, nos últimos oito jogos entre as duas equipas os de Londres só ganharam um. Quem vencerá desta vez?
Terminamos esta ronda pelos grandes jogos do fim de semana das Ligas europeias em Itália, com um frente a frente entre o a Roma, de Paulo Fonseca, e o AC Milan, onde atuam os portugueses Diogo Dalot e Rafael Leão. Até há bem pouco tempo líder da tabela, o conjunto de Milão vem de duas derrotas consecutivas na Serie A, três nos últimos cinco jogos.
A Roma, por seu lado, contudo, também só ganhou um dos últimos três jogos na prova e caiu para o quarto lugar, mas a jogar em casa ainda não perdeu esta época a Serie A, tendo vencido seis dos últimos sete jogos na condição de anfitriã. Quanto ao Milan, sofreu a sua única derrota fora na prova precisamente na última deslocação. De realçar que desde 2012 o clube milanês só conseguiu vencer por uma vez em casa da Roma. Conseguirá somar a segunda? O encontro tem pontapé de saída marcado para as 19h45 de domingo, na capital italiana.
São, pois, muitos os motivos de interesse ao longo dos próximos dias à espera de quem vibra com o futebol e gosta de fazer os seus prognósticos para mostrar o que vale no mundo das apostas. Quer arriscar um palpite?
Comentários