
O presidente e candidato às eleições de 01 de março no Vitória de Guimarães, António Miguel Cardoso, disse, sexta-feira, que o jogo com Casa Pia, da I Liga de futebol, coincide com o sufrágio devido à eliminatória europeia.
À margem da apresentação do programa eleitoral como candidato da lista B, o dirigente em exercício realçou que o encontro da 24.ª jornada só se poderia disputar na sexta-feira, 28 de fevereiro, ou no sábado, 01 de março, devido ao calendário dos oitavos de final da Liga Conferência, com os vitorianos a defrontarem o Betis, em Sevilha, em 06 de março, na primeira mão, e em Guimarães, no dia 13, na segunda.
“Temos jogos das competições europeias na semana a seguir, na quinta-feira. Por isso, não tínhamos grande hipótese a não ser fazer o jogo na sexta-feira ou no sábado. A Liga [de clubes] exigiu e achou por bem ser no sábado”, disse.
António Miguel Cardoso realçou que a primeira sugestão do organismo foi agendar o encontro para as 15:30, mas o dirigente frisou que o horário “não fazia sentido absolutamente nenhuma”, uma vez que as eleições que opõem a lista B à lista A, de Luís Cirilo Carvalho, decorrem entre as 09:00 e as 19:00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.
Como está marcado para as 20:30, o candidato da lista B crê que o encontro com os lisboetas “não interfere com o horário das eleições” e que pode ser acatado, por “proteger os interesses desportivos” dos vitorianos e por permitir eventualmente “mais sócios a votar”.
“Se não tivéssemos jogos das competições europeias, poderíamos pensar noutra data, mas é a data que tinha de ser. A Liga marcou, e nós temos que acatar”, realçou.
A candidatura de Luís Cirilo Carvalho pediu a alteração da data do encontro na sexta-feira, por considerar que “qualquer tentativa de comprometer a participação plena” dos sócios vitorianos “nos processos democráticos do clube é inaceitável”.
As eleições do Vitória de Guimarães estão marcadas para 01 de março, entre as 09:00 e as 19:00, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, tendo cada sócio direito a um voto.
Comentários