Nos últimos anos, o desporto e a atividade física têm registado um desenvolvimento significativo no Porto, com a criação e renovação de infraestruturas e equipamentos, a promoção de novos programas informais e a realização de eventos (nacionais e internacionais) de relevante impacto económico no município. Nesta linha de intervenção que surge o novo Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo.

“Enquanto meios de promoção do desporto e dos valores associados, estes atletas projetam o nome da cidade e do país com as suas conquistas. Para valorizar os seus desempenhos, o Município do Porto proporciona condições para a sua evolução e, assim, contribui para a sua participação em grandes provas e campeonatos internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, refere Catarina Araújo, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara do Porto.

O novo projeto, desenvolvido pela empresa municipal Ágora e elaborado de acordo com a atual Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, destina-se a atletas naturais ou residentes no concelho do Porto, não profissionais, que pratiquem uma modalidade desportiva federada e participem em competições ao mais alto nível desportivo, através de apuramento individual.

Na apreciação das candidaturas serão tidos em conta fatores como o historial desportivo do atleta, a sua capacidade para obter apoios para o seu projeto desportivo e a qualidade das atividades propostas.