A partir de hoje os praticantes e entusiastas de eSports vão poder utilizar aquele que é o primeiro ginásio dedicado aos eSports no Japão. O Esports Gym está localizado em Tóquio e permite a todos os jogadores treinarem, sendo um espaço desenhado para atletas de todos os níveis.

A notícia avançada pelo jornal japonês Japan Today refere que o reconhecimento dos eSports como um desporto legítimo tem incentivado ao investimento e ao aparecimento deste tipo de recursos, direcionado tanto a atletas amadores como profissionais. Os jogadores podem formar-se, seja mesmo presencialmente ou online, que tenham o objetivo de se tornarem profissionais.

No comunicado, é referido que o ginásio é fruto da colaboração entre a Tokyo Metro e a Geshipi, empresa que desenvolve negócios de educação de eSports. O primeiro ginásio, de vários previstos, tem 12 computadores e funciona num sistema de subscrição mensal, e os atletas podem ter aulas com jogadores profissionais de eSports, local ou online. E há testes para qualificar os candidatos a eventuais posições profissionais.

A imprensa internacional avança que o custo da subscrição é de 5.500 yens (40 euros), permitindo o uso de três horas por dia do ginásico. Um personal trainer de eSports pode custar mais 20 euros. Quanto aos jogos suportados, para já cinco: Valorant, League of Legends, Rainbow Six Siege, Puyo Puyo Champions e Identity V.

De recordar que o Comité Internacional Olímpico está a organizar o Olympic Virtual Series, que vai decorrer entre o dia 13 de maio até 23 de junho, antecipando os Jogos Olímpicos em Tóquio. O objetivo é incluir as federações internacionais das modalidades e respetivas editoras dos videojogos visados nas diferentes categorias. Para já são cinco os desportos visados, incluindo o basebol, o ciclismo, vela, automobilismo e canoagem, com o selo Olímpico oficial. O objetivo é levar os Jogos Olímpicos a novas audiências, incluindo os jovens, promovendo a participação em atividades desportivas.