Os qataris do Al Gharafa, de Pedro Martins, foram afastados da Liga dos Campeões asiáticos de futebol, ao contrário dos uzbeques do Pakhtakor de Pedro Moreira, que passaram aos oitavos de final.

A jogar em casa, o Pakhtakor quebrou um longo jejum de triunfos na prova, que durava desde 2023, ao superiorizar-se aos qataris do Al Sadd, por 2-1.

O avançado colombiano Brayan Riascos, aos 18 e 56 minutos, fez os dois golos do Pakhtakor, de nada valendo o tento, de penálti, de Hasan Al Haydos, aos 37.

A faltar um jogo com poder de mudar a classificação quanto aos apurados, o Pakhtakor soma os mesmos sete pontos do Persépolis e do Al Gharafa, que é eliminado pela diferença de golos.

Já o Persépolis pode perder o oitavo lugar caso na terça-feira caso os compatriotas do Esteghlal, com seis pontos, empatem em casa do Al Rayyan, destronando-os.

Em casa do líder Al-Ahli, o espanhol Joselu adiantou o Al Gharafa, de penálti, contudo os anfitriões responderam com quatro golos, um deles do ex-portista Galeno, que se estreou a marcar pelo novo clube, de pouco valendo novo tento de penálti, do também ex-dragão Brahimi, para os forasteiros.

O Al Ahli é primeiro, com 22 pontos, podendo ser igualado pelo Al Hilal de Jorge Jesus, se este vencer terça-feira na visita a Al Wasl.

Já apurado, e por isso sem os portugueses Cristiano Ronaldo e Otávio, bem como outros habituais titulares, o Al Nassr empatou 0-0 no recinto dos iranianos do Persepolis, que podem acabar eliminados com os mesmos sete pontos do Pakhtakor, que segue em frente.